Também conhecida como pé de pato, a nadadeira que apesar de ter uma simples aparência, é com certeza, um dos equipamentos onde mais os fabricantes investem em pesquisas e testes para um melhor aproveitamento e impulsão do mergulhador.
Seu objetivo, é impulsionar o mergulhador embaixo d’água, sendo fundamental para se ganhar velocidade e estabilidade durante o mergulho, proporcionando um mergulho mais amplo e seguro.
Antigamente elas eram fabricadas em borracha, e com o passar dos tempos e após centenas de pesquisas, os fabricantes iniciaram a produção de nadadeiras com um certo tipo de plástico ou de fibra de carbono, tornando-a mais leve e diminuindo o cansaço após o mergulho. Hoje, é possível encontrar no mercado nadadeiras de calcanhar, sem calcanhar, pala média (comprimento médio) e pala longa, ideal para quem pratica caça-submarina.
Modelos com calcanhar, são indicados para mergulhadores recreacionais e que pouco mergulham, pois a propulsão fornecida é inferior aos modelos sem calcanhar. Seu custo é inferior aos demais modelos.
Nadadeiras sem calcanhar, dão maior propulsão, sendo mais fáceis de serem calçadas.
Você deve se atentar para o tipo de tira que segura a nadadeira em sues pés, pois é fundamental que esta tenha boa qualidade para que você não tenha a surpresa dela arrebentar no momento em que você já estiver no mar para se equipar para o mergulho.
No mercado é possível encontrar alguns modelos de tiras com molas de inox, que fixam melhor a nadadeira aos pés do mergulhador, além de extinguir a possibilidade de encontrar a tira de fixação arrebentada, em razão da durabilidade do inox.
Alguns modelos possuem um tipo de trava para que a tira não se solte, mais isso é desnecessário, além de aumentar muito o custo.
Já os modelos de pala longa, não são aconselháveis para o mergulho autônomo, pois levantam muita suspensão, além do espaço necessário para transportá-las e de deixarem o mergulhador totalmente desajeitado.
Ao procurar um modelo, faça uma avaliação entre os modelos disponíveis, coloque nos pés, veja os detalhes e qualidade do material em si.
Preço na maioria das vezes, não significa nada quando falamos sobre nadadeiras. Se você pretende mergulhar várias vezes ao ano, um modelo sem calcanhar é o ideal, não esquecendo que o uso de uma bota é essencial.
Meia com nadadeira sem calcanhar não dá certo, pois além de machucar o pé, irá se desgastar no terceiro mergulho.