Nadadeira Monofin – Escolhendo a sua

O que é Monofin ?

Qual a diferença entre os modelos de monofins ?

A principal diferença está no local onde se coloca os pés em uma área rígida e num ângulo localizado na parte inferior da lâmina da nadadeira. Uma boa nadadeira monofin, deve ser fabricada à mão e de acordo com suas medidas pessoais.

Diferentes fabricantes pedem seus dados para fabricar uma monofin personalizada para você. Um dos principais fabricantes de grandes monofin da atualidade, chama-se Ivan Shachov. Sem dúvidas, ele é um dos melhores fabricantes de monofins (desde 1995), devido a alta qualidade que ele emprega do produto, considerado um dos melhores do mundo.

Desde 2003, Ivan Shachov e a campeã e recordista mundial, Natalia Molchanova, começaram a desenvolver novos modelos de monofins. Nos últimos anos, Ivan Shachov passou a trabalhar com a colaboração de Alexey Molchanov e a marca Molchanova, melhorando as características estruturais das nadadeiras, assim como, seu desenho.

Modelo básico ou esportivo ?

Depende. Você pode encomendar um modelo básico ou esportivo, mas há certas diferenças entre elas.

O primeiro aspecto é quanto ao posicionamento dos “footpockets”, isto é, o local onde se coloca os pés. Na versão básica, os footpockets ficam posicionados na direção da lâmina, sendo o modelo mais adequado para iniciantes. Ele compensa erros na técnica de natação, se o impulso de tração vier dos joelhos ao invés dos quadris. Mas isso não significa que esse tipo não possa ser utilizado por apneístas avançados.

A segunda diferença é o preço. Uma monofin básica tem um custo menor que o modelo esportivo. Esse aspecto pode ser o um fator de decisão para alguns apneístas.

A terceira diferença é o desenho do produto. A primeira vista, os dois modelos de monofins são diferentes, e isso tem algumas razões.

Apneístas avançados e focados em resultados de competição, preferem a versão esportiva. A localização dos footpockets com a lâmina na versão esportiva, tem um posicionamento diferente, e a lâmina é fabricada com diferentes camadas.

Como tirar suas medidas ?

Decidido o modelo de monofin desejado, você precisa tirar suas medidas com precisão. Veja abaixo como proceder:

O comprimento do pé

Coloque o pé sob um papel e segurando lápis na posição vertical, faça uma marca na qual é o seu dedo grande e onde é o calcanhar. Pegue uma régua e faça a medição da distância entre o dedo até a parte mais alta do seu pé em centímetros.

Usando uma fita métrica, tire a circunferência do pé.

É importante que o pé se mantenha contato direto no chão e deve-se estar descalço.

Tire a medida de seu pé perpendicular ao chão.

Normalmente a segunda medição é menor do que o primeira.

Monopalma2

Como escolher o tamanho de sua monofin ?

O próximo passo é importante…. A escolha o tamanho da monofin.

Alguns fabricantes produzem monofins para atletas, mas se você não é um desportista e só quer mergulhar para se divertir, muito provavelmente sentirá muita dor se estiver usando uma nadadeira monofin muita apertada em seus pés.

Muitos apneístas não conseguem nadar com a monofin por mais que alguns minutos, e por isso, é de extrema importância especificar como sua monofin deverá estar ajustada aos seus pés antes da fabricação dela.

Existem três tipos de ajustes:

Ajuste apertado

Esse ajuste é geralmente o escolhido pelos atletas experientes e que utilizam a monofin predominantemente na competição. Com mais prática, os pés dos apneístas avançados tornam-se mais flexíveis, e normalmente os pés acabam ficando bem adaptados. Para os iniciantes, o modelo com ajuste apertado não é recomendado.

Ajuste padrão

Esse é o modelo mais escolhido pelos apneístas. Ideal para uso por até 20-30 minutos. Se você sentir dores nos pés somente após os primeiros 20min de uso, significa que essa monofin é o modelo correto ao seu perfil.

Ajuste de conforto

Quando um apneísta deseja usar meias ou deseja mergulhar por um longo tempo sem tirar a monofin, então é melhor escolher uma monofin com um footopcket mais espaçoso.

Deve-se ter em mente que uma monofin com esse ajuste, pode parecer um pouco demasiado solta nos pés, mas isso é normal. Se você pretende mergulhar usando monofin por mais de 1 hora, é normal que os pés fiquem inchados e por essas razões que você precisa de algum espaço.

Mas note que mesmo com o ajuste confortável, a monofin jamais poderá ficar soltas em seus pés, para que não saia repentinamente durante o mergulho.

Inovações

Para maior conforto, você pode escolher várias inovações e melhorias, que devem ajudá-lo a não “sentir” dores nos pés durante o mergulho. Duas opções de melhorias, por exemplo, são o supinador e o micropore.

O supinador é um tipo de inserção no footpocket que mantém o peito do pé em posição natural, semelhante a palmilha de sapato.

Já o microporo, é uma pequena almofada na parte superior da footpockets, feitas em borracha macia. Essas melhorias não só aumentam o conforto, como também, o preço da monofin. Deve-se ter em mente que nem todos os atletas terão um melhor desempenho utilizando essas inovações.

Rigidez da lâmina

Além dos detalhes mencinados anteriormente, você deve escolher o tipo de lâmina. Elas diferem principalmente na sua rigidez, e há dois pontos a serem considerados:

A primeira coisa que você precisa levar em conta, é seu nível de aptidão física, como por exemplo, se você tem pernas fortes e nível de experiência em mergulhos com monofins.

O segundo ponto, é quanto a rigidez da lâmina, seu peso e altura. Por exemplo, se o apneístas tiver 1.75cm de altura e seu peso for 65Kg, ele está em forma física normal e deve usar uma monofin com lâmina semi-rígida (2H).

Uma mulher com 1.65cm de altura e peso de 50Kg, independentemente de sua forma física, deve escolher uma lâmina mais suave – 1.5 H ou 1H (Soft).

Se o apneísta possuir 1.90 de altura e pesar 90 kg, a lâmina pode ser mais rígida, por exemplo, 2.5 H – 3H (média ou média-rígida), independentemente do quanto sua musculatura for forte.

Alexey Molchanov é um recordista mundial na disciplina de profundidade, denominada lastro constante com nadadeiras (CWT). Ele tem 1.80cm de altura e seu peso gira em torno dos 82-85 kg. Sua escolha é uma monofin com a lâmina suave, ou seja, 1.5 H ou no máximo 2H.

E não é apenas Alexey, hoje em dia cada vez mais apneístas chegam à conclusão (apoiado pela experiência) que o uso de uma monofin mais rígida não faz qualquer sentido. Como o resultado disso é um esforço maior, o uso do oxigênio seria maior, e quando falamos em apneia, isso além de ser uma desvantagem, pode ser também prejudicial.

Espero que este artigo lhe ajude a escolher sua monofin ideal para seus mergulhos.

Havendo alguma dúvida ou desejando comprar sua monofin, ficarei feliz em poder ajudar a comprar o modelo ideal pra você.

Irina Veverka - Karina
Instrutora na Academia de Apneia da Russia desde 2012, mergulhadora DIR F, e medalha de bronze no Campeonato Mundial da Grécia em 2011 pela AIDA, na categoria sem nadadeiras (CNF). Ela também fez parte do time russo em quartro campeonatos mundiais.