ROV encontra tubarão raro a 800m de profundidade

Imagens feitas por um ROV mostram um tubarão raro e jamais documentado em águas irlandesas, além de um raro viveiro de tubarões encontrado a 200 milhas a oeste da Irlanda.

As filmagens mostraram uma grande concentração de ovos de tubarão ao lado de tubarões conhecidos como Blackmouth Catsharks, o que sugere que os ovos eram da mesma espécie.

A descoberta foi feita durante a mais recente pesquisa realizada pelo Holland One, um veículo operado remotamente pelo Marine Institute, como parte do programa INFOMAR, uma joint venture entre o Marine Institute e o Geological Survey of Ireland, financiado conjuntamente pelo governo irlandês e pela União Européia.

Este “ninho” de tubarões foi encontrado durante uma pesquisa de três semanas pelo “Searover” (Análise de Ecossistema Sensível e Exploração de ROV de Habitats de Recifes), que ocorreu em julho.

“Esta descoberta mostra a importância de documentar habitats marinhos sensíveis e nos dará uma compreensão melhor da biologia desses belos animais e sua função ecossistêmica na área biologicamente sensível da Irlanda”, explicou David O’Sullivan, cientista-chefe da pesquisa Searover.

Os ovos haviam sido depositados sob corais mortos, fornecendo refúgio para tubarões recém-nascidos.

A pesquisa Searover foi a segunda de três planejadas. A equipe espera voltar no ano que vem, na tentativa de obter imagens da eclosão dos ovos.

Assista ao vídeo abaixo com as imagens dos tubarões:

Por:
Redação

Se você possui algum conteúdo relacionado ao mergulho e acha que pode ser interessante dividir com outros mergulhadores ?

Entre em contato conosco e colabore para a maior revista eletrônica sobre mergulho do Brasil, com acesso gratuito aos mergulhadores.