Woodwind Snorkel Sail – Passeio e mergulhos diferentes em Bonaire

Em Bonaire é possível realizar outras atividades além do mergulho.

Há o Washington Slagbaai Park, caverna para visitação, caminhada, wind surf, kite surf e outras opções para diversão do mergulhador e daqueles que não mergulham.

Uma excelente opção de passeio em Bonaire, é sair com o pessoal da empresa Woodwind Snorkel Sail, e tive a oportunidade de conhecer a estrutura de perto e toda a equipe.

Agendei o passeio e conhecer a ilha de uma forma diferente, saindo no período da tarde.

O pessoal da Woodwind trabalha com um catamarã de 37 pés, que navega por Bonaire contando a história da ilha e seus pontos turísticos, além de mostrar as belezas naturais do local, permitindo ao turista ter uma visão diferente a partir do mar.

Woodwind2Saindo para o mar

Saímos do cais no horário combinado e iniciamos alguns minutos depois, a navegação usando a vela do catamarã, navegando em meio ao imenso e grandioso silêncio do mar, onde escutávamos apenas, a água percorrendo o calado da embarcação, tornando o passeio ainda mais agradável, pois nós mergulhadores estamos acostumados com toda aquela barulheira dos motores normalmente encontrados nas embarcações de mergulho, e a navegação à vela é de fato, um grande diferencial nesse aspecto.

O catamarã é bem espaçoso, confortável e estável. Praticamente não balança.

Durante todo o passeio, os garçons iam servindo bebidas e petiscos aos turistas, e os guias, vão falando sobre a ilha, natureza local e dando todos os detalhes.

Algum tempo depois, o catamarã chega até a ilha filhote de Bonaire… Klein Bonaire, que não é habitada e também faz parte do parque marinho de Bonaire, sendo alcançada apenas com embarcações.

Ao chegarmos por lá, mais informações da ilha são passadas, e todos caem na água equipados com equipamento básico, nadando juntamente com os guias, para conhecer a vida marinha local com mais detalhes. Algumas pessoas que não mergulham ou não desejava entrar na água, continuaram na embarcação tomando sol, e tendo um serviço de bordo.

Decidi ir com o pessoal que entrou na água, e após uma breve orientação, começamos a seguir os guias e vendo os seres marinhos sob a orientação da guia principal.

Após mais ou menos uma hora, a embarcação se aproxima de todos e saímos da água, sendo recebidos com mais bebidas e petiscos.

Alguns minutos após, iniciamos o regresso ao píer e quando todos achavam que o passeio estava terminando, que nada… Ainda havia o “plus”, que era curtir o pôr do sol de Bonaire a partir da embarcação no meio do mar, fechando o dia de forma sensacional e inesquecível.

O passeio é recomendável para todas as idades e a equipe dá uma boa assistência a todos.

Recomendo o agendamento com antecedência, pois normalmente há muitos turistas interessados no passeio. Eles são bem reconhecidos por lá e muito recomendados pelo TripAdvisor, por exemplo.

Aos brasileiros, recomendo que tenha alguém que fale inglês para melhor aproveitamento do passeio, pois é a língua utilizada pela equipe.

Mais informações e agendamento, podem ser feitos a partir do site oficial: www.woodwindbonaire.com

Clecio Mayrink

Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em 1987 pela CMAS e realizou Dive Master em 1990 pela PADI. Hoje é mergulhador Técnico Trimix (Mergulho Profundo) e de cavernas (Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount).

Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008, idealizador do site Brasil Mergulho em 1998 (MTB 0081769/SP) e atuou como consultor para a ONU, UNESCO, Segurança Pública, além de diversos órgãos públicos no Brasil.