Alcatrazes agora oferece mergulho noturno e pernoite

O Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes, em São Sebastião (SP), oferece, desde o dia 10 de dezembro, novas atividades de visitação: o mergulho noturno e o pernoite embarcado (liveaboard). A ampliação é fruto do resultado do monitoramento realizado ao longo de 2019 que não constatou impactos ambientais nas atuais atividades de mergulho de flutuação, livre e autônomo e passeios embarcados.

Além das novas atividades, foram credenciadas quatro novas embarcações para operar em Alcatrazes que desenvolverão atividades de observação de aves e passeios náuticos. O ecoturismo em Alcatrazes movimentou em 2019 cerca de R$ 4 milhões na economia regional, gerando emprego e renda para a população. Além disso, vem implementando a visitação pública alinhada com os melhores padrões internacionais de segurança e cuidado com o ambiente marinho.

A unidade, criada 2 de agosto de 2016, exibe rochas e paredões graníticos com até 316 metros de altura, emergem do mar e encantam por sua beleza que é ressaltada pela revoada sincronizada das 10 mil aves marinhas que ali vivem e se reproduzem. Nas águas de Alcatrazes está a maior quantidade de peixes do Sudeste do Brasil, das mais variadas formas e cores, que lá encontram o ambiente ideal para reprodução e crescimento. Algas, esponjas, corais, tartarugas marinhas, raias, tubarões, baleias e golfinhos, completam o cenário.

A visitação pública ao Refúgio de Alcatrazes pode ser realizada somente com empresas e condutores autorizados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Fonte: ICMBio

Comunicação ICMBio – (61) 2028-9280

Por:

Redação

Se você possui algum conteúdo relacionado ao mergulho e acha que pode ser interessante dividir com outros mergulhadores ?

Clique aqui para entrar em contato conosco e enviar o conteúdo a principal revista eletrônica sobre mergulho do Brasil.

Veja também:

ICMBio estabelece novas regras para visitantes ao refúgio de Alcatrazes

Dispõe sobre as normas específicas de uso público complementares do Refúgio de Vida Silvestre de Alcatrazes.

Cientistas descobrem nova espécie de coral no Arquipélago de Alcatrazes

Arquipélago do litoral norte de São Paulo foi aberto ao turismo ano passado e recentemente pesquisadores realizaram a descoberta de um novo tipo de coral.

Mergulho em Alcatrazes com navegação de 45 minutos

Nossa equipe foi convidada para conhecer a operação da Mako Dive, e ver de perto todo o esquema de operação em Alcatrazes.

Arquipélago de Alcatrazes é aberto ao turismo

Após anos de discussões, planejamento e estudos, finalmente o arquipélago é aberto para visitação e mergulho.