Arquipélago de Alcatrazes

Foto: Clécio Mayrink

O Arquipélago de Alcatrazes está localizado na costa de São Sebastião, litoral norte de São Paulo, na direção da praia de Boiçucanga.

Possui uma formação de uma ilha maior principal, 11 lajes à sua volta, diversas e ilhotas que completam o arquipélago. É habitada por diversos tipos de pássaros.

A visibilidade pode alcançar os 20m no verão. Com grande variedade de fauna e flora e bom estado de preservação ambiental, tornam o local um dos locais procurados para se mergulhar no estado de SP. Sua topografia submarina permite mergulhos rasos aos mais profundos, além de pequenas grutas submersas, e grande quantidade de peixes de fundo e de passagem.

No canal é possível encontrar uma parede vertical que desce a profundidades superiores a 50m.

A ilha está sob jurisdição da Marinha e infelizmente hoje, o mergulho e qualquer outra atividade no local está proibida, sendo necessária uma autorização prévia dos órgãos competentes, para que não haja algum tipo de punição.

O Arquipélago continua protegido pela Estação Ecológica Tupinambás sob a tutela do ICMBio, que durante um evento realizado no dia 16/12/2018, liberou a visitação de turismo no entorno das ilhas e mergulho, através das operadoras de mergulho cadastradas e autorizadas a ingressar na região.

Características

  • Local: Costa de São Sebastião, litoral norte de São Paulo, a 36 Km do continente.
  • Profundidade: 6 a 50m
  • Visibilidade: 10 a 20m

Por:

Redação

Se você possui algum conteúdo relacionado ao mergulho e acha que pode ser interessante dividir com outros mergulhadores ?

Clique aqui e entre em contato conosco e evie o conteúdo para a maior revista eletrônica sobre mergulho do Brasil, com acesso gratuito aos mergulhadores.