Atlantis Cozumel – Um verdadeiro passeio submarino

Até alguns anos atrás, pensar em dar um passeio em um submarino, seria como um sonho. Hoje, andar em um submarino já é uma realidade e disponível em pelo menos dez locais no mundo.

Me refiro à empresa Atlantis Submarines, uma empresa dedicada ao turismo, que leva milhares de pessoas todos os anos, para fazer um passeio subaquático em submarinos reais.

Submarino-Atlantis1

A experiência

Enquanto estava na ilha de Cozumel, no México, visitamos a loja da Atlantis Submarines para conhecer de perto o que a empresa oferece aos turistas. Uma loja bonita, bem arrumada e com uma equipe bastante atenciosa, nos recepcionou.

Como não há grande disponibilidade de lugares, é preciso realizar uma reserva, pagando no dia do passeio, a quantia de US$ 100 por pessoa.

Dois dias depois, lá estava aguardando o início do passeio, conforme o horário agendado.

Algumas instruções são dadas previamente, e fomos encaminhados até uma embarcação que nos leva até um local no mar, onde encontramos uma base para o acesso ao submarino que nos aguarda. No total, foram 10min de navegação até o ponto.

De fato, não é uma operação simples, e requer a participação de diversas pessoas para que a coisa funcione.

Ao chegar na base do submarino, além dele, havia outra embarcação de apoio.

Embarcamos no submarino, onde recebemos mais instruções de como proceder em caso de uma emergência e comportamento durante o passeio. Lembre-se que é um submarino de verdade, e não simplesmente um barco de casco com fundo de vidro.

Um detalhe me chamou a atenção… a janela. Ela é realmente grande, possibilitando uma boa visão do turista em relação ao ambiente externo.

Submarino-Atlantis3
Foto: Clécio Mayrink

Imersão

A imersão inicia-se e vemos o azul intenso do mar caribenho, onde, ainda na superfície, era possível avistar o fundo aos 30m de profundidade.

Na primeira etapa, alcançamos os 18m de profundidade, passando próximo aos recifes de corais, onde a tripulação (1 piloto e um tripulante de apoio) vai passando todas as informações sobre os recifes, através de um sistema de áudio no interior do submarino. A equipe em sim, demonstrou bastante conhecimento como um todo, pois ficou claro que não era um texto decorado.

A medida que aparecia um ser vivo e outro, a tripulação passava as informações de cada espécie.

O tempo de imersão durou algo em torno de 30min, onde chegamos a alcançar, os 33m de profundidade. Um pouco antes do término da imersão, o piloto nos levou até o início do abismo, que no caso de Cozumel, chega a alcançar os 600m de profundidade.

Uma linda visão do azul do mar para alguns, e um motivo de certa apreensão para outros, pois ver o azul infinito, causa certo desconforto diante dos quase 100m de visibilidade, além da falta de “chão” abaixo de nós.

Terminado o mergulho, retornamos à superfície, onde nossa embarcação nos aguardava para nos levar de volta até a base da Atlantis Submarines em terra.

Submarino-Atlantis2

Atlantis Submarines

É uma empresa com vários sócios. Foi criada em 1985 e conta hoje com dez submarinos, que variam de tamanho e quantidade de pessoas a bordo.

Hoje (2012), a empresa está presente em locais como, Cozumel, Barbados, Maui, Kona, dentre outros.

Mais informações podem ser obtidas no site www.atlantisadventures.com

E se eu gostei do passeio ?

Certamente que sim e recomendo a todos. Ao fazer esse passeio, você verá que é um turismo especial e muito custoso, fazendo valer seus US$ 100.

Submarino-Atlantis4

Por:

Clecio Mayrink
Editor - Brasil Mergulho

Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em apneia em 1983 e autônomo em 1986 pela CMAS, participando da primeira turma da PADI no Rio de Janeiro em 1990. É mergulhador Técnico Trimix, Technical Cave Diver, Advanced Cave Sidemount / No Mount IANTD, possuindo mais de 30 anos de experiência em mergulho, fotografia e vídeo subaquático.

Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008, sendo o idealizador do portal Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769/SP).

Atuou na produção de diversas matérias e documentários no Brasil e no exterior, sendo uma referência para a mídia, órgãos públicos no país e diversas entidades internacionais como a ONU e UNESCO, quando o assunto é mergulho em naufrágio.

Veja também:

Lembrança para a vida: mergulhando com golfinhos em Revillagigedo

Mergulhar em Revillagigedo é mágico, proporcionando experiências únicas, inesquecíveis.

Parque Nacional de Cozumel fecha por causa de doença em corais

Operadoras locais protestaram contra a decisão de fechar os recifes ao turismo, alegando que sofrerão uma perda de renda inaceitável como resultado.

Submarino britânico encontrado 101 anos após afundamento

Um naufrágio ao largo da costa norte da Dinamarca foi identificado como sendo o submarino britânico HMS G8, desaparecido em 1918.

Submarino francês encontrado meio século após o desaparecimento

O submarino francês "La Minerve", desapareceu em 1968 com 52 homens, foi encontrado esta segunda-feira ao largo de Toulon, 50 anos depois do seu naufrágio.