Cilindros antigos da Catalina: Podem ser recarregados ?

Com diversos problemas e acidentes com os antigos cilindros Luxfer e da Walter (WK) com a liga 6351-T6, muito foi divulgado sobre os riscos de acidente que essa liga pode acarretar, se o cilindro for recarregado, e de uns anos pra cá, a recomendação é de não recarregá-los, para evitar as chances de explosões e acidentes graves.

O grande problema é que alguns centros de mergulho estão desinformados e acabaram adotando a postura de não recarregar cilindros antigos, sob o argumento de que todos eles podem explodir e causar acidentes por causa da liga metálica, o que não é verdade.

O problema da liga de alumínio 6351-T6 está diretamente relacionada apenas aos cilindros Luxfer fabricados antes do ano de 1990.

Cilindros da Catalina, por exemplo, nada tem haver com esse problema e podem receber recarga normalmente, se estiverem com o teste hidrostático e inspeção visual em dia.

Conteúdo completo para Assinantes

ou assine agora mesmo:

1 ano: R$ 59,90

2 anos: R$ 99,90*





* A melhor opção pois você garante a isenção de possíveis aumentos no período.

Veja também:

Novos Cilindros de Mergulho da China – Confiáveis ?

Fabricante da China tenta pegar uma fatia do mercado com seu novo produto na linha de fabricação de cilindros em geral.

Booster de transferência fabricado no Brasil

Além do custo bem abaixo, o novo produto trará uma boa economia aos mergulhadores técnicos quanto aos gases das misturas.

Válvula incorreta foi a origem do acidente na Holanda

Após uma investigação por uma empresa especializada, foi constatada a utilização de uma válvula com rosca incompatível com o cilindro.

Instrutor morre após explosão de cilindro de mergulho

No domingo, 16 de outubro, um instrutor de mergulho acabou falecendo na Holanda com a explosão de um cilindro de mergulho.