Com certa frequência recebemos alguns equipamentos de mergulho para conhecê-los de perto, testá-los e enviar as observações sobre o produto ao fabricante, e normalmente o que vemos são características bem similares entre eles, mas este ano recebemos um computador de mergulho denominado Cosmiq+ do fabricante DeepBlu, uma empresa asiática que está investindo pesado em tecnologia e qualidade dos produtos, um aspecto cada vez mais observado nos grandes fabricantes desse continente.

Conceito e Características

A DeepBlu criou a linha de computador de mergulho denominada Cosmiq+ com intuito de facilitar o uso do produto pelos consumidores, projetando o produto de forma que qualquer mergulhador consiga utilizá-lo sem dificuldades, eliminando as chances de dúvidas na hora de usar o produto e ter ler um manual ainda no barco, por exemplo.

Além disso, a linha Cosmiq+ possui um excelente custo em comparação aos computadores no mercado, e digo isso porque é realmente baixo, ainda mais por se tratar de um computador com LCD colorido.

Basicamente o Cosmiq+ possui 3 modos de mergulho:

  • Scuba – Mergulho Recreativo com ar comprimido ou Nitrox até 40%;
  • Gauge – Medidor de profundidade e tempo;
  • Freedive – Medidor de profundidade com alarmes de profundidade e tempo.

As principais características do produto são:

  • Tabela Bühlmann ZHL-16C
  • LCD Colorido de alto contraste e resistência contra impactos
  • Nitrox até 40%
  • 3 perfis de mergulho (Conservador, Normal e Progressivo)
  • Altitude – Pode ser usado até 5.000m
  • PPO2 – Ajustável entre 1.2 e 1.6 bar
  • Bateria: Recarga por USB com duração entre 7 e 12h
  • Log dos 25 últimos mergulhos com sincronismo por Bluetooth 4.0
  • App Android / iOS
  • Atualização de Firmware pelo usuário
  • Pulseira em Nylon balístico de alta resistência
  • Várias cores

Primeiras impressões

Assim que recebi o produto, logo de cara me chamou a atenção a embalagem e sua caixa com os acessórios. Eles se atentaram aos mínimos detalhes e usaram uma matéria prima de alta qualidade. Além do manual, você encontra uma pulseira em nylon sobressalente, o cabo para o carregamento do computador na porta USB e duas películas para protegerem a tela  contra arranhões. Tudo devidamente armazenado em uma espuma organizadora na caixa resistente contra quedas.

O LCD colorido deste computador é de fácil leitura, pois ele possui alto contraste e excelente brilho, e mesmo quem utiliza óculos para perto, conseguirá enxergar com facilidade os dados fornecidos na tela.

Ainda sem ler o manual, tentei alterar as configurações, e realente é impressionante como ele é intuito, claro e objetivo. É possível alterar com facilidade as opções sem dificuldades, até porque são apenas dois botões de comando. No final, o manual só me serviu para tirar algumas dúvidas técnicas do equipamento, como os alarmes e alteração de seleção de água do mar ou água doce, que infelizmente só é possível através do aplicativo no celular.

Enquanto não está sendo usado no mergulho, ele poderá estar ligado no modo Relógio ou totalmente desligado.

Para usar e testar o produto realizei alguns mergulhos utilizando ele na Laje de Santos e em Rifaina (água doce), tendo como base outros dois computadores de marcas conhecidas para verificar a acuracidade do equipamento.

Foram realizados mergulhos rasos e mais profundos (40M), pois levei em conta que é um produto voltado para mergulhadores recreativos.

Durante o retorno, ele  pediu uma parada aos 3m de profundidade, ampliando a segurança na finalização do mergulho. No mergulho descompressivo, a diferença entre ele e o computador voltado para o mergulho técnico foi de apenas 1min para mais, levando em consideração o perfil progressivo.

Em todos os mergulhos ele trabalhou com grande eficiência, fácil leitura e entendimento. Os dados fornecidos são facilmente compreendidos e nenhum mergulhador terá dificuldades em utilizá-lo.

No modo Scuba são exibidos:

  • Temperatura
  • Profundidade
  • Profundidade máxima
  • Tempo de Fundo
  • Carga da Bateria
  • Barra de Ascendência (Velocidade de Subida)
  • Barra de Limite Não Descompressivo
  • Contagem regressiva para entrar em descompressão (Limite não descompressivo)

Bateria e Aplicativo

Com cabo de recarga

Como o carregamento é feito via USB, tinha algum receio quanto à durabilidade da bateria, mas ela realmente é durável, e mesmo após 12 mergulhos ainda havia carga para realizar novos mergulhos.

Outro aspecto muito interessante no processo de recarga, é que não existem conectores por introdução, desses que utilizamos em telefones celulares. Logo, a possibilidade de alagamento pelo compartimento do conector de recarga não existe, pois o conector utilizado é com ímã, bastando apenas encostar o conector numa área determinada do computador, para que ele simplesmente grude e transfira a carga para a bateria sem a necessidade de abrir algum compartimento.

 

A atualização de firmware (software do computador) é feita via aplicativo de celular, havendo as versões em Android ou iOS, bem como a transferência dos registros dos últimos 25 mergulhos realizados, muito interessante quando se está em viagem e sem tempo para ficar baixando dados em notebook, por exemplo.

Durante os mergulhos um aspecto que me incomodou, foram os alarmes que não havia configurado, e realmente não gosto de alarmes tocando embaixo d’água. No caso do Cosmiq+ , você não tem a possibilidade de desligá-los, apenas, alterar a profundidade máxima e o tempo de fundo, ampliando as margens para que eles não tocasse durante o mergulho. No meu caso, coloquei o alarme de tempo de fundo para o máximo (2h) e o de profundidade para a máxima.

Outro aspecto que também me incomodou, foi não poder alterar entre o modo de água do mar para água doce diretamente no computador. Você é forçando a usar o celular para efetuar essa configuração. Não acho boa essa dependência e creio que a DeepBlu poderá facilmente alterar essa possibilidade com uma simples alteração no software do computador.

Conclusões

O Cosmiq+ é um excelente produto, possui baixo custo, funciona excepcionalmente bem, tem alta qualidade e atende completamente o mergulhador recreativo de todas as idades.

Seu LCD colorido com alto contraste faz muita diferença embaixo d’água, sendo um computador de alta resistência, com dimensões reduzidas e extremamente fácil de ser operado.

Gostei bastante do produto, ele é muito bem acabado e acho que ele veio para ser uma ótima opção para os mergulhadores, tanto, que já venho usando o meu nos mergulhos. Isso comprova mais uma vez que o mercado asiático mudou.

Mais informações sobre o Cosmiq+ podem ser obtidas no site da DeepBlu.

Aos interessados, a rede de lojas Narwhal de São Paulo estará comercializando o produto em breve e mais informações podem ser obtidas em suas unidades ou através do site narwhal.com.br

Foto: Clécio Mayrink

Por:

Clecio Mayrink
Editor - Brasil Mergulho

Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em apneia em 1983 e autônomo em 1986, participando da primeira turma de Dive Master da PADI no Rio de Janeiro em 1990. É mergulhador Técnico Trimix, Technical Cave Diver, Advanced Cave Sidemount / No Mount, possuindo mais de 30 anos de experiência em mergulho e fotografia / vídeo subaquático.

Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS, em 2008, é o idealizador do site Brasil Mergulho em 1998 (MTB 0081769/SP) e atuou em diversas matérias e documentários no Brasil e no exterior, sendo uma referência quando o assunto é mergulho e naufrágios para a mídia e órgãos públicos no país, e diversas entidades internacionais como a ONU e UNESCO.