Falha no elástico do Sidemount (Bungee) – Resolvendo de forma simples

Segurança nunca é demais, e na configuração sidemount, não pode ser diferente.

Normalmente os mergulhadores que descem usando a configuração sidemount, utiliza dois mosquetões com um pequeno cabinho em nylon, colocados na torneira do cilindro de mergulho. Eles permitem ao mergulhador fixar a parte superior dos cilindros nos d-rings do colete, possibilitando o transporte dos cilindros com segurança até a entrada na água.

Feito isso, basta soltar os mosquetões e deixar os cilindros fixados pelos elásticos do colete de sidemount, ou melhor, os bungees, que trazem mobilidade e conforto durante o mergulho.

Num eventual corte em um desses elásticos de fixação ao colete, o cilindro ficará solto e causará problemas ao mergulhador. Uma solução rápida para isso, é utilizar o mosquetão de transporte colocado na torneira para ser fixado no d-ring, mantendo o cilindro rente ao corpo do mergulhador até a finalização do mergulho. Isso resolve a situação ruim para o mergulhador, mas diminuirá a mobilidade por causa do desajuste do posicionamento dos cilindros.

Outra possibilidade

Uma alternativa para resolver este tipo problema é levar um elástico de reserva (loop bungee), que pode ser transportado com facilidade em algum bolso.

Basta cortar um pedaço do mesmo tipo de elástico usado no colete, com o comprimento adequado e suficiente para que possamos unir as duas pontas e dar um nó, deixando em forma de círculo como na foto mais abaixo.

Havendo a necessidade de uso do elástico reserva, basta passar pelo d-ring, passando ponta curvada pelo interior do próprio elástico, deixando a parte mais comprida para frente, que possibilitará a fixação do cilindro rente ao corpo do mergulhador, realizando o mesmo efeito do elástico do próprio colete.

Feita a colocação, depois é só continuar o mergulho normalmente.

Particularmente nunca presenciei ou escutei alguém tendo problemas com o rompimento de algum elástico de coletes voltados para o sidemount, até porque, sendo uma atividade normalmente executada por pessoas com mais experiência, a manutenção deve ser realizada com maior frequência, e consequentemente os elásticos substituídos dentro de um prazo limite.

Mas de certa forma, esses elásticos envolvem o uso da borracha, tendo um tempo reduzido em razão do sal e do calor, acarretando num ressecamento do mesmo. Como um Loop Bungee não pesa e não dá trabalho em transportá-lo, talvez seja de grande valia levar um nos mergulhos mais técnicos.

Foto: Clécio Mayrink

Por:

Clecio Mayrink
Editor - Brasil Mergulho

Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em apneia em 1983 e autônomo em 1986 pela CMAS, participando da primeira turma da PADI no Rio de Janeiro em 1990. É mergulhador Técnico Trimix, Technical Cave Diver, Advanced Cave Sidemount / No Mount IANTD, possuindo mais de 30 anos de experiência em mergulho, fotografia e vídeo subaquático.

Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008, sendo o idealizador do portal Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769/SP) e responsável pelo tema Mergulho no 1° Atlas dos Esportes do Ministérios dos Esportes.

Atuou na produção de diversas matérias e documentários no Brasil e no exterior, sendo uma referência para a mídia, órgãos públicos e diversas entidades internacionais como a ONU e UNESCO, quando o assunto é naufrágio.

Veja também:

Sidemount sem mangueira longa

O uso de mangueiras longas na configuração sidemount acabou sendo adotada alguns anos atrás, com aspectos mais negativos que positivos.

As bizarrices no Sidemount

Configurações erradas, equipamentos inadequados e posturas de alguns mergulhadores, tornam a configuração sidemount um show de horrores.

Sidemount – Manômetro para frente ou para trás ?

Esse tipo de configuração sofreu diversas mudanças nos últimos anos, mas sempre há possibilidades em melhorias e adequações para cada caso.

Por que usar Sidemount em águas abertas

Saiba mais sobre esse tipo de configuração de equipamentos para mergulho e conheça algumas características, vantagens e desvantagens.