A Chave da Flutuabilidade

Ao observar um bom instrutor, um mergulhador de cavernas ou um fotógrafo submarino experiente, mergulhadores principiantes muitas vezes se perguntam: “por que ele consome tão pouco ar ?”, “como ele nada com tamanha facilidade ?” ou “como ela consegue ficar parada a 30 cm de um coral para tirar aquela foto sem encostar em nada ?”. Na maior parte das vezes a resposta é simples: por que estes mergulhadores possuem um excelente controle de flutuabilidade.

O controle de flutuabilidade é uma das técnicas mais importantes e menos conhecidas do mergulho autônomo, diferenciando facilmente os mergulhadores mais competentes. Sem um bom controle de flutuabilidade, o mergulhador faz mais esforço, consome mais ar, aproveita menos o mergulho e muitas vezes acaba danificando corais ou levantando sedimentos do fundo, reduzindo a visibilidade.

Conteúdo completo para Assinantes

ou assine agora mesmo:

1 ano: R$ 59,90

2 anos: R$ 99,90*





* A melhor opção pois você garante a isenção de possíveis aumentos no período.

Veja também:

Doença de Hérnia de Disco – Alguns aspectos no mergulho

Mergulhar com dores de coluna não é nada agradável. Saiba mais sobre hérnias e o que fazer para ter uma mergulho mais agradável.

Mergulhar sem colete e lastro já é uma realidade

Empresa americana está comercializando um sistema que permite ao mergulhador controlar a flutuabilidade sem o uso de lastro e colete.

Ser um fotógrafo cuidadoso é respeitar a natureza

Muitos mergulhadores não se preocupam com a vida marinha quando estão fotografando durante o mergulho, e podem causar danos irreversíveis.

Lastro de Mergulho: Eles não pesam o quanto acreditamos

Sempre imaginamos que as pedras de lastro chegam a pesar um, dois ou três quilos, mas colocando na balança, vamos perceber que não procede.