Governo Doria põe em risco a Laje de Santos e outra áreas do Meio Ambiente

Nos bastidores, surgiram rumores de que o governo João Doria de São Paulo, pretendia acabar com alguns órgãos de fiscalização do Meio Ambiente, e essa informação foi confirmada pelo então Secretário de Projetos de Orçamentos e Gestão do Governo do Estado, Mauro Ricardo, durante entrevista à Rádio Bandeirantes no último dia 7 de agosto.

Sob a desculpa de “perda de arrecadação” por causa da pandemia do coronavírus, o secretário argumentou que essa perda estaria influenciando nos caixas do governo, ficando insustentável manter algumas instituições de proteção do Meio Ambiente, como a Fundação Florestal, que é o órgão gestor do Parque Estadual Marinho da Laje de Santos, bem como outros 33 parques, 53 Unidades de Conservação, 33 Áreas de Proteção Ambiental, reservas e demais.

Durante a entrevista, o secretário apenas mencionou em diminuir os gatos, mas em nenhum momento explicou ou deu satisfação de como ficaria o monitoramento e a fiscalização nas áreas públicas, e obviamente, sabemos que se essas áreas ficarem sem monitoramento e fiscalização, serão alvo de caça e pesca indiscriminada.

A pergunta que todos estão fazendo: Como ficarão essas unidades ecológicas ?

O governo simplesmente irá abandoná-las ?

Enquanto o mundo se preocupa com o Meio Ambiente, Doria e seus representantes focam na política e esquecem dos interesses da população.

Por:

Clecio Mayrink
Editor - Brasil Mergulho

Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em apneia em 1983 e autônomo em 1986 pela CMAS, participando da primeira turma da PADI no Rio de Janeiro em 1990. É mergulhador Técnico Trimix, Technical Cave Diver, Advanced Cave Sidemount / No Mount IANTD, possuindo mais de 30 anos de experiência em mergulho, fotografia e vídeo subaquático.

Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008, sendo o idealizador do portal Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769/SP) e responsável pelo tema Mergulho no 1° Atlas dos Esportes do Ministérios dos Esportes.

Atuou na produção de diversas matérias e documentários no Brasil e no exterior, sendo uma referência para a mídia, órgãos públicos e diversas entidades internacionais como a ONU e UNESCO, quando o assunto é naufrágio.

Veja também:

Mergulhadores realizam ação para retirar coral invasor no litoral paulista

Equipes de mergulhadores voluntários e pesquisadores, realizaram ação para retirar o Coral-Sol de algumas áreas na Laje de Santos.

Farol da Laje de Santos e sua história

Todos os dias ele está por lá ajudando na orientação de todos que navegam nos arredores da Laje de Santos e trazendo segurança para todos.

Laje de Santos reabre na sexta-feira para visitação e mergulho

Após meses fechado, Parque Estadual Marinho da Laje de Santos reabre o acesso e os mergulhadores já podem retornar as atividades.

Alívio para a Laje de Santos e demais parques de SP

Governador João Doria e assessores voltam atrás na decisão de exinguir a Fundação Florestal e sua atuação no meio ambiente no Estado de SP.