Little River – O quintal dos mergulhadores de cavernas

Quem nunca sonhou em ter próximo de casa, um local de mergulho, para desestressar e esquecer o corre-corre do dia a dia ?

Pra quem mora na região norte do estado da Flórida, nos Estados Unidos, e é praticante do mergulho em caverna, sabe muito bem o que é isso, face a grande quantidade de cavernas existentes na região e fácil acesso às mesmas.

Uma delas é Little River, que está localizada em um parque público, onde o mergulhador tem livre acesso ao ponto de mergulho, bastando apenas estacionar o carro, se equipar e mergulhar.

Mas como tudo na vida tem o seu preço, e Little River não poderia ser diferente. Para se chegar até o ponto de partida do mergulho, o mergulhador precisa descer uma escadaria. Até aí tudo bem, afinal de contas, já estamos acostumados a carregar peso, mas o maior problema, é no retorno quando estamos cansados, o que complica um pouco.

Tirando esse lado ruim, o mergulho é diferente, emocionante e inesquecível.

A caverna possui um fluxo d´água, que jorra em direção a saída da caverna, que por sinal, sai diretamente no principal rio da região, o Rio Suwannee, com sua água marrom escuro.

A água da caverna é extremamente clara e límpida, proveniente das chuvas na região que caem na terra e são purificadas pelo calcário presente no solo da região.

Durante a penetração na caverna, avistamos maravilhosas formações calcáreas, como um verdadeiro queijo suíço alaranjado, onde em alguns locais, encontramos verdadeiros “espelhos” no teto, que são o acúmulo de bolhas liberadas pelos mergulhadores.

Há um cabeamento destinado aos mergulhadores de caverna, no entanto, é uma caverna destinada aos mergulhadores de caverna com boa experiência, caso tenham a intenção de visitá-la sem um guia local.

Little River constituída principalmente por um túnel principal, com alguns dutos. No caminho para o “corte”, mergulhadores têm a opção sair do cabo principal. Aos 270m de penetração, o mergulhador pode escolher o conduto para seguir, sendo o da serpente ou do carrossel.

Essa caverna é um exemplo de formação de caverna freática. As paredes lisas tendem a ser esculpidos pelo milenar fluxo d´água, que trazem interessantes formações de todas as formas imagináveis. O fluxo é geralmente elevado, mas permite você a oportunidade de derivar vagarosamente, enquanto aprecia as belezas naturais, durante o retorno.

É preciso estar muito atento ao cabo, fluxo d´água, condutos e profundidades durante o mergulho. Por lá, não é difícil entrar em descompressão, pois os condutos são longos e não tão rasos.

Como chegar

Little River está localizada ao norte da cidade de Branford. Para se chegar até o local, diga até 3.1 milhas norte pela US highway 129. Vire à esquerda na 248 e siga 1.8 milhas, e você chegará no parque.

Galeria de Imagens – Clique na imagem abaixo

Little River – Fotos: Vlada Dekina / Google Photos

Por:

Clecio Mayrink
Editor - Brasil Mergulho

Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em apneia em 1983 e autônomo em 1986 pela CMAS, participando da primeira turma da PADI no Rio de Janeiro em 1990. É mergulhador Técnico Trimix, Technical Cave Diver, Advanced Cave Sidemount / No Mount IANTD, possuindo mais de 30 anos de experiência em mergulho, fotografia e vídeo subaquático.

Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008, sendo o idealizador do portal Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769/SP).

Atuou na produção de diversas matérias e documentários no Brasil e no exterior, sendo uma referência para a mídia, órgãos públicos no país e diversas entidades internacionais como a ONU e UNESCO, quando o assunto é mergulho em naufrágio.

Veja também:

Mergulho na floresta de Kelps da Califórnia

Leia o relato sobre as operações nas Channels Islands e o mergulho na floresta de Kelps, na costa da Califórnia, nos Estados Unidos.

Bonne Terre – Um Mergulho no Passado

Embora mergulhar em uma mina abandonada não pareça uma coisa muito comum, desta vez não...

Mergulho no Parque Nacional de Yellowstone

Os Estados Unidos reservam os mais variados tipos de mergulhos, e Yellowstone pode ser uma boa opção de um mergulho diferenciado.

Hawaii – Mergulhos incríveis no paraíso do Surf

Ilhas com excelentes mergulhos, água clara, muita vida e noturno com as mantas dando um show espetacular.