Marinha abre investigação sobre naufrágio de lancha na Laje de Santos

A lancha encontrada naufragada no Parque Estadual Marinho da Laje de Santos, a 40Km da costa, afundou na última segunda-feira. A informação é da Marinha do Brasil, que abriu inquérito para investigar as circunstâncias e as responsabilidades do incidente.

Equipes da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), pela Autoridade Marítima, e da Fundação Florestal, pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado, foram nesta quinta-feira ao parque marinho para vistoriar a área do naufrágio e sinalizá-lo. Não houve detecção de poluição hídrica no entorno da embarcação.

As autoridades foram informadas após dois dias do ocorrido porque mergulhadores localizaram o barco, por acaso, aos 14m de profundidade na manhã da quarta-feira (21). Entre os materiais encontrados, estavam os documentos dos pescadores profissionais Silvio Ferreira e Paulo Martins Filho, informou a Fundação Florestal por nota.

Ao ser notificada, a Autoridade Marítima localizou no Guarujá, os dois pescadores em casa.

Eles passam bem e informaram que foram resgatados por outra embarcação que passava pelo local,m quando o barco onde estavam, Margarida IV, naufragou. Detalhes sobre ocorrido e a justificativa por estarem em uma área de preservação não foram informados.

O parque marinho é considerado um berçário de diversas espécies e, por isso, é uma área de preservação ambiental. Pescar, praticar caça submarina, portar material de pesca no local (mesmo que não esteja pescando), assim como gerar algum tipo de poluição, são considerados crime. O infrator flagrado está sujeito à multa e, até mesmo, prisão.

Os materiais de pesca que estavam presos ao barco que afundou foram retirados pelos mergulhadores que o localizaram.

Por:

Redação

Se você possui algum conteúdo relacionado ao mergulho e acha que pode ser interessante dividir com outros mergulhadores ?

Clique aqui para entrar em contato conosco e enviar o conteúdo a principal revista eletrônica sobre mergulho do Brasil.

Veja também:

Laje de Santos e Calhaus em 3:10min e 97 imagens

Imagens dos paredões de fora, Boca da Baleia, Naufrágio Moreia, Portinho, Calhaus e seu túnel, além da vida marinha abundante do local.

Laje de Santos – Calhaus – Parcel do Sudoeste – Drone

Imagens especialmente gravadas no Parque Estadual Marinho da Laje de Santos (PEMLS) com autorização especial da Fundação Florestal.

Nova apreensão de pescadores na Laje de Santos

Policiamento ambiental marítimo flagra pesca ilegal em local proibido, no interior do Parque Estadual Marinho da Laje de Santos.

Raia Manta é avistada na Laje de Santos no último final de semana

Durante a visitação, mergulhadores esbarraram com uma grande raia manta nadando tranquilamente pelo local e deu um show de beleza.