Mergulhadores e operadoras devem desinfetar equipamentos adequadamente

Com o surgimento do surto recente do coronavírus (COVID-19), surgiram questões na comunidade de mergulhadores sobre a transmissão de doenças ao usar equipamentos alugados, especialmente reguladores, coletes e equipamentos básico, e os mergulhadores querem saber que precauções podem ser tomadas contra a propagação da doença e a higienização adequada do equipamento é fundamental.

De acordo com o Centro de Controle de doenças e Prevenção dos Estados Unidos, os produtos de limpeza domésticos são tão eficazes contra a COVID-19, quanto aos vírus comuns do resfriado e gripe. É muito importante limpar e desinfectar os equipamentos de mergulho (reguladores de segundo estágio, máscara, snorkel e inflador oral dos coletes equilibradores), principalmente, os material alugados nas operadoras.

Algumas escolas e operadoras de mergulho, inclusive, andam adotando a substituição por usuário, onde cada cliente que aluga um snorkel ou regulador, recebe um novo bocal e que fica para ele ao término do mergulho, e numa segunda utilização, recebe um desconto no aluguel do equipamento reapresentando o bocal, tornando o uso mais higiênico e seguro.

Os equipamento de mergulho podem ser higienizados mergulhando eles em uma solução com 90% de água e 10% alvejante, ou usando um produto de limpeza, como os comprimidos Steramine™ ou qualquer outro composto de amônio quaternário. Certifique-se de usar esses produtos de acordo com as instruções do fabricante. Depois enxágue o equipamento com água fresca.

Os produtos geralmente usados ​​para limpar equipamentos de mergulho e que são ineficazes contra o coronavírus, incluem enxaguantes bucais antibacterianos com clorexidina. Água quente com sabão deve ser combinada com ação mecânica, como esfregar com uma escova macia para ser eficaz.

Se você é um mergulhador e utiliza equipamento alugado, deve tomar medidas extras para se proteger de doenças transmissíveis, limpando cuidadosamente o equipamento com um pano desinfetante doméstico e depois lavando com água fresca antes do uso.

Atenção especial com:

  • Bocal do regulador
  • Snorkel
  • Inflador co colete equilibrador
  • O interior da máscara

Se você não tiver acesso a lenços umedecidos, convém solicitar à loja com a qual você está mergulhando, para higienizar adequadamente o equipamento antes de levá-lo consigo.

Para obter uma lista de produtosde limpeza domésticos eficazes contra o coronavírus, consulte a lista de produtos do American Chemistry Council Center for Biocide Chemistries. Ao usar um produto de limpeza doméstica, pode ser prudente alterar o ingrediente ativo de vez em quando para evitar cepas resistentes à reprodução.

Como sempre, lave frequentemente as mãos (com sabão ou álcool por pelo menos 20 segundos), limpe regularmente objetos e áreas de alto tráfego (banheiros, maçanetas, bancadas, etc.), e evite a possibilidade de contato com pessoas doentes.

Por:

Redação

Se você possui algum conteúdo relacionado ao mergulho e acha que pode ser interessante dividir com outros mergulhadores ?

Clique aqui para entrar em contato conosco e enviar o conteúdo a principal revista eletrônica sobre mergulho do Brasil.

Veja também:

Equipamento de Mergulho – Não seja mordido ou picado

Veja alguns cuidados muito importantes para evitar a possibilidade de acidentes indesejados durante a viagem de mergulho.

Equipamentos de Mergulho X Lavagem

Conheça alguns procedimentos após os mergulhos para que seu equipamento de mergulho tenha mais tempo de vida.

Manutenção e cuidados especiais com os equipamentos de mergulho

Alguma dicas para lavar seu material de mergulho corretamente.