Recentemente fui convidado pela escola e operadora de mergulho Mako Dive, uma empresa localizada estrategicamente na praia de Toque-Toque, no litoral norte do Estado de São Paulo, para conhecer sua estrutura e a operação de mergulho deles no Refúgio de Alcatrazes.

A empresa é relativamente nova, possui uma excelente estrutura e um grupo de profissionais de dar inveja.

A embarcação

Eles utilizam uma embarcação com casco duplo, que é bem mais estável e, que durante a navegação, incrivelmente não espirrava água para o seu interior. Ela possui motorização dupla, plataforma com excelente escada para mergulho, banheiro, cilindreiras e sofás na popa e proa com mesa, permitindo ao mergulhador curtir a navegação com segurança e de forma agradável.

A operação conta também com equipamentos de mergulho muito novos e de excelente qualidade.

Um aspecto que realmente me chamou a atenção foi o uso de equipamentos sofisticados e normalmente não encontrados nas operações de mergulho, como uma sonda colorida profissional, excelente para as operações de mergulho técnico nos naufrágios da região, além do Spot, que permite o rastreamento da embarcação via satélite e disponibilidade de um telefone por satélite, um Spot Global Phone, que permite realizar ligações de qualquer lugar, o que traz muito mais segurança na operação, pois é possível entrar em contato com qualquer telefone do mundo, mesmo estando distante da costa e onde a comunicação por telefone celular ou rádio já não é mais possível.

Embarcação da Mako Dive – Foto: Clécio Mayrink

A operação

Chegamos pela manhã na operadora e fomos transportados em uma moderna van até a marina em São Sebastião, onde a embarcação nos aguardava. Um percurso feito em menos de 20min.

Saímos de São Sebastião e chegamos a Alcatrazes em incríveis 45 minutos de navegação.

Uma navegação muito tranquila e absurdamente rápida, permitindo alcançar Alcatrazes com muita facilidade e tão rapidamente, que nem deu tempo para colocar o papo em dia com os amigos.

Realizamos ótimos mergulhos, sendo acompanhados muitas vezes pelos enormes cardumes de enxadas, que sempre estão por lá para dar as boas vindas aos mergulhadores com seu show de brilho.

A operação da Mako Dive é uma operação personalizada, pois ela leva apenas 4 mergulhadores por operação, além do marinheiro e guia. Não é uma operação com vários mergulhadores e aquele amontoado de equipamentos espalhados.

Você irá encontrar uma operação rápida e que utiliza cilindros com Nitrox nos 3 mergulhos.

Todos os mergulhos são realizados com guia credenciado, sendo uma exigência da administração do Refúgio de Alcatrazes, e muito antes do fim do dia já estávamos de volta em terra para curtir o fim do dia na praia.

Quem leva

Operadora Mako Dive
Rod. Dr. Manoel Hipólito do Rego, 1.160
Toque Toque Pequeno
Tel.: (12) 99710-9375 (WhatsApp) / 98853-4731
www.makobr.com

Galeria de Imagens – Clique na imagem abaixo:

Alcatrazes – Fotos: Clécio Mayrink / Google Photos

Por:

Clecio Mayrink
Editor - Brasil Mergulho

Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em apneia em 1983 e autônomo em 1986, participando da primeira turma de Dive Master da PADI no Rio de Janeiro em 1990. É mergulhador Técnico Trimix, Technical Cave Diver, Advanced Cave Sidemount / No Mount, possuindo mais de 30 anos de experiência em mergulho e fotografia / vídeo subaquático.

Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS, em 2008, é o idealizador do site Brasil Mergulho em 1998 (MTB 0081769/SP) e atuou em diversas matérias e documentários no Brasil e no exterior, sendo uma referência quando o assunto é mergulho e naufrágios para a mídia e órgãos públicos no país, e diversas entidades internacionais como a ONU e UNESCO.