Navio Prof. W. Besnard deverá ser doado para se tornar navio museu

O navio oceanográfico Professor Wladimir Besnard deverá deixar o Porto de Santos e se tornar um Navio Museu.

O problema quanto a decisão sobre o que fazer sobre o navio, foi parar numa reunião entre o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico (CONDEPHAAT) com a ONG Instituto do Mar (IMAR) e a Prefeitura de Ilhabela.

Dessa reunião surgiu a informação de que é muito provável que a embarcação seja tombada e transformada em navio museu, e que iriam dar prosseguimento na documentação para realizar a doação do navio ao IMAR, para transformá-lo em navio museu.

A grande questão é: vão manter este navio museu com o dinheiro público ?

Porque com ingressos será impossível.

Por:

Clecio Mayrink
Editor - Brasil Mergulho

Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em apneia em 1983 e autônomo em 1986 pela CMAS, participando da primeira turma da PADI no Rio de Janeiro em 1990. É mergulhador Técnico Trimix, Technical Cave Diver, Advanced Cave Sidemount / No Mount IANTD, possuindo mais de 30 anos de experiência em mergulho, fotografia e vídeo subaquático.

Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008, sendo o idealizador do portal Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769/SP) e responsável pelo tema Mergulho no 1° Atlas dos Esportes do Ministérios dos Esportes.

Atuou na produção de diversas matérias e documentários no Brasil e no exterior, sendo uma referência para a mídia, órgãos públicos no país e diversas entidades internacionais como a ONU e UNESCO, quando o assunto é mergulho em naufrágio.

Veja também:

Navio Prof. W. Besnard – Agora oficialmente doado e acaba a enrolação

Nova prefeita de Ilhabela assinou o termo de doação e embarcação passa a ser de responsabilidade de uma instituição que deseja transformá-lo em navio museu.

Condephaat poderá ser o responsável por dano ambiental em Santos e Guarujá

O tempo está passando e entidade não resolve o destino final do navio Professor W. Besnard abandonado no Porto de Santos.

Navio W. Besnard – Prefeitura de Ilhabela decide pelo afundamento

Diante da pressão de órgãos ambientais, alto custo e risco de afundamento iminente, a prefeitura decidiu pelo afundamento e torná-lo recife artificial.

Prefeito de Ilhabela volta atrás quanto ao navio Prof. W. Besnard

Com a constatação do péssimo estado em que o navio se encontra, prefeito afirma que retomará a audiência pública para transformá-lo em naufrágio.