Safety Box – A caixa de proteção contra explosão de cilindros de mergulho

Infelizmente no Brasil pouco se fala sobre as Safety Box, e alguns, nem sabem do que se trata, mas ela deveria ser um item obrigatório nas estações de recarga de cilindros de mergulho, para a proteção de quem trabalha com essas recargas nos centros de mergulho.

Antes de recarregar um cilindro de mergulho, o responsável pela recarga precisa verificar alguns dados presentes na parte superior do cilindro com intuito de se precaver principalmente quanto aos possíveis riscos que ele pode correr, caso realize a recarga em um cilindro com problemas em sua liga metálica e que possa ter alguma ruptura durante a recarga. Mas ainda assim, sabemos que essas informações não são uma garantia de segurança total para quem realiza a recarga, e em razão disso, foi criada a Safety Box (Caixa de Segurança), que são caixas metálicas de alta resistência e certificadas à prova de explosão, onde os cilindros de mergulho são colocados para serem recarregados.

Havendo qualquer tipo de ruptura do cilindro de mergulho, a Safety Box conseguirá reter qualquer parte do cilindro destruído pela ruptura, protegendo o técnico da recarga contra acidentes.

Safety Box sendo montada na Emertech

Sabemos que esse tipo de acidente é raríssimo, mas infelizmente isso pode acontecer, como já ocorreu no passado aqui mesmo no Brasil, deixando pessoas gravemente feridas.

No passado, uma operadora no Rio de Janeiro ficou totalmente destruída pelo fato de uma dupla de cilindros esvaziar repentinamente por um problema na rosca do manifold, e o estrago na operadora foi grande. Se a empresa estivesse usando uma Safety Box, nada teria ocorrido.

Hoje no Brasil, a empresa Emertech, na cidade de São Roque-SP, distribui essas caixas, podendo atender as operadoras brasileiras nos mais variados quesitos. Essas caixas são importadas e infelizmente, somente algumas entidades governamentais investiram nesse tipo de segurança, preocupadas com o bem estar de seus funcionários.

É um investimento que vale muito a pena, pois o proprietário do centro de mergulho poderá ficar tranquilo que nada de grava ocorrerá caso ocorra algum tipo de incidente durante a recarga e, principalmente com o responsável pela recarga.

Teste de uma Safety Box com cilindro de mergulho tendo uma ruptura:

Por:

Clecio Mayrink
Editor - Brasil Mergulho

Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em apneia em 1983 e autônomo em 1986 pela CMAS, participando da primeira turma da PADI no Rio de Janeiro em 1990. É mergulhador Técnico Trimix, Technical Cave Diver, Advanced Cave Sidemount / No Mount IANTD, possuindo mais de 30 anos de experiência em mergulho, fotografia e vídeo subaquático.

Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008, sendo o idealizador do portal Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769/SP).

Atuou na produção de diversas matérias e documentários no Brasil e no exterior, sendo uma referência para a mídia, órgãos públicos no país e diversas entidades internacionais como a ONU e UNESCO, quando o assunto é mergulho em naufrágio.

Veja também:

Filtragem do ar nas recargas – Um problema no Brasil

A manutenção inadequada dos sistemas de recarga de cilindros, pode comprometer os equipamentos e colocar o mergulhador em risco.

Manômetro alagado e suas causas

Um simples impacto ou problemas no sistema de recarga, podem ocasionar danos ao manômetro do mergulhador. Saiba mais.

Revivendo as baterias recarregáveis de NiMh

Com a utilização de um carregador inteligente e um simples procedimento, pode ser possível reviver sua bateria danificada. Saiba mais...

Itália: Cilindro com oxigênio explode em operadora

Durante o procedimento de recarga de um cilindro Nitrox algo iniciou a explosão, e felizmente ninguém se machucou.