FábiopEm novembro de 2011, um grupo de mergulhadores realizaram uma expedição no Rio de Janeiro, para averiguar dois pontos indicados por um pescador de Niterói-RJ, como sendo prováveis naufrágios.

No primeiro, havia restos de uma traineira de pesca, onde foram observados o motor à diesel, hélice, eixo, dentre outras peças. A visibilidade estava bem ruim e após explorar a área em várias direções, pouca coisa foi encontrada.

Logo depois, eles se dirigiram até a ponta nordeste das Ilhas de Maricás, e por lá, encontraram um motor e eixos de um vapor de rodas. O naufrágio foi batizado de “Vapor da Crioulas” em referência a um grupo de lajes próximas à ponta nordeste das Ilhas de Maricás.

As buscas não terminaram aí. O mergulhador e pesquisador, Fábio Conti, que também participou da primeira visita ao naufrágio, realizou algumas pesquisas atrás de informações que pudessem levar a real identificação do “Vapor das Crioulas”, e mais uma vez a internet se mostra uma excelente fonte de consulta, trazendo uma possibilidade… o Vapor Diligente.

Em 24 de fevereiro de 1875, por volta das 4h da madrugada, o vapor Diligente que havia partido de Caravelas, na Bahia, bateu na ponta nordeste das Ilhas Maricás, segundo o jornal Diário do Rio de Janeiro.

As informações são poucas, mas diante das características do naufrágio encontrado com as informações presentes no jornal da época, dão indicativos de que o “Vapor das Crioulas” seja na verdade o Vapor Diligente, sendo essa a sua possível identificação real.

Localização no Vapor das Crioulas nas proximidades das Ilhas Maricás

Veja algumas notícias dos jornais da época

Naufrágio Diligente / Google Photos

Por:

Fábio Conti

Fábio Conti é formado em Engenharia Mecânica pela UGF em 1984, com especialização em hidroacústica pela Pennsylvania State University.

Trabalha a mais de 17 anos na Petrobrás, onde nos últimos 9, atua na execução de operações marítimas de posicionamento, utilizando recursos de satélite e hidroacústicos, e participa em levantamentos geofísicos do fundo do mar.

Com mais de 20 anos de experiência em mergulho, atualmente é Tec Trimix pela DSAT, Deep Air Diver e Advanced EANx Diver pela IANTD, e 3 estrelas pela CMAS.Tem como hobby a leitura sobre história marítima e atualmente se dedica à fotografia submarina e ao mergulho técnico.