Spool e Carretilha – Usando sem agredir o meio ambiente

Com o passar dos tempos, houve um aumento exponencial de mergulhadores utilizando spools e carretilhas durante seus mergulhos, pois como todos sabem, são equipamentos de segurança e que ajudam muito em vários aspectos.

Contudo, tenho notado o uso indevido desses equipamentos pela falta de habilidade ou por puro descuido mesmo.

Alguns mergulhadores andam passando o cabo desses equipamentos entre corais e vida marinha em geral, sendo um grande problema para o meio ambiente, pois além de tocar na vida marinha, na maioria das vezes esses cabos se movimentam e levam consigo tudo ao redor.

Pior ainda quando ficam enroscados na vida marinha, fazendo com que ela seja “arrancada” durante a remoção do cabo pelo mergulhador.

Quem utiliza qualquer tipo de cabo durante o mergulho deve ter a certeza de que realmente precisa dele, e sendo o caso, deve tomar todo o cuidado com o local de fixação ou por onde o cabo está passando.

Se você passar algum cabo entre rochas, se certifique de que ele esteja muito bem fixado para evitar a possibilidade dele “correr” (sair do lugar) durante o mergulho.

Lembre-se que mergulhamos com o objetivo de apreciar a vida subaquática e precisamos tomar todo o cuidado possível para não degradá-la, afinal de contas, não é nosso ambiente, mas a casa de muitos seres que dependem de um ambiente seguro e protegido para sobreviverem.

Por:

Clecio Mayrink
Editor - Brasil Mergulho

Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em apneia em 1983 e autônomo em 1986 pela CMAS, participando da primeira turma da PADI no Rio de Janeiro em 1990. É mergulhador Técnico Trimix, Technical Cave Diver, Advanced Cave Sidemount / No Mount IANTD, possuindo mais de 30 anos de experiência em mergulho, fotografia e vídeo subaquático.

Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008, sendo o idealizador do portal Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769/SP).

Atuou na produção de diversas matérias e documentários no Brasil e no exterior, sendo uma referência para a mídia, órgãos públicos no país e diversas entidades internacionais como a ONU e UNESCO, quando o assunto é mergulho em naufrágio.

Veja também:

Mergulho em Caverna – Uso de câmera pode ser um grande risco

Pouco se comenta sobre o assunto, mas os acidentes dão o indicativo de que o uso de câmeras pode criar riscos no mergulho de caverna.

A história da Spool de mergulho

Conheça a breve história sobre um dos equipamentos de mergulho mais importantes dos caverneiros e mergulhadores técnicos.

Spool com Sistema de Gatilho

Conheça uma forma de uso da spool, que facilita muito a sua colocação e retirada de cabos principais, com muito mais facilidade.

Um novo jeito de prender a spool

Aprenda uma nova forma de prender sua spool de um jeito mais seguro e prático. Participação: Vagner Marretti da Scuba Repair.