Tartarugas tratadas no Aquário de Santos são liberadas na Laje de Santos

Duas tartarugas-verdes foram devolvidas ao mar na última terça-feira (28), após dois anos de tratamento no Aquário Municipal de Santos.

Elas foram vítimas de colisão com uma embarcação e acabaram sendo encaminhados para o aquário da cidade, onde receberam todos os cuidados para cicatrização das feridas e monitoramento da saúde.

A soltura aconteceu na Laje de Santos, sendo a primeira soltura realizada pela Fundação Florestal este ano.

“Na soltura, os animais são anilhados pelo projeto Tamar. Trata-se de uma identificação com numeração padronizada, para que possamos fazer o monitoramento desse animal, saber o seu histórico e se já passou por tratamento”, explicou o coordenador do Aquário durante a ação, o biólogo Alex Ribeiro, que estava junto com a equipe do parque, formada por veterinário, auxiliar de veterinária e estagiário de biologia.

Para o secretário de Meio Ambiente, Márcio Gonçalves Paulo, “esse é um trabalho de enorme importância, que muitos dos que visitam o Aquário, por vezes, não têm acesso. É um esforço coletivo, que envolve diversos profissionais que se dedicam de corpo e alma em prol da recuperação desses animais”, afirmou.

Atualmente, o Aquário possui 17 animais da espécie em tratamento, sendo que a maioria resgatada após ingestão de lixo descartado irregularmente no mar e após acidentes com embarcações.

Por:

Redação

Se você possui algum conteúdo relacionado ao mergulho e acha que pode ser interessante dividir com outros mergulhadores ?

Clique aqui para entrar em contato conosco e enviar o conteúdo a principal revista eletrônica sobre mergulho do Brasil.

Veja também:

Governo Doria põe em risco a Laje de Santos e outra áreas do Meio Ambiente

Governo do Estado de São Paulo, planeja acabar com órgãos fiscalizadores dos parques e áreas protegidas do Estado.

Dois naufrágios na Laje de Santos

Recentemente, confirmamos a existência de um segundo naufrágio no Parque Estadual Marinho da Laje de Santos.

Laje de Santos: Pescadores flagrados e multados

Uma semana depois, e novamente fiscais da Fundação Florestal flagram e autuam quatro pessoas pescando em área proibida.

Pescadores são flagrados na Laje de Santos e equipamentos confiscados

A embarcação foi flagrada pela equipe da Fundação Florestal e Polícia Militar Ambiental no parque estadual marinho na última madrugada.