Thermalution : Aquecimento do mergulhador usando bateria

Um dos problemas mais frequentes entre os mergulhadores é a temperatura da água, principalmente nas regiões sudeste e sul do Brasil onde recebemos águas mais frias, o que chega a fazer com que o mergulhador termine seu mergulho mais cedo por sentir frio.

A roupa de mergulho ameniza esse problema, já a roupa seca resolve isso, mas nesse caso,  ela possui um custo elevado e, de certa forma, tem alguns pontos negativos quando relacionamos com o mergulho recreativo mais tradicional.

Apesar de ter sido lançado anos atrás, um aditivo para aquecimento do mergulhador anda ganhando espaço no mercado, e chama-se Thermalution.

Origem do produto

O fundador da Petatech®, empresa fabricante da linha Thermalution de aquecimento, era um viajante que gostava de pegar carona. Era um frio inverno de 1995, na Nova Zelândia, e durante uma carona, ele notou que o motorista ao tirar as luvas, estava os dedos roxos, congelados e faltando alguns. O motorista explicou que enfrentou muitas tempestades de neve durante a vida e perdeu alguns dedos em razão do frio extremo.

No caminho de casa, ele não conseguia parar de pensar naquela situação e decidiu criar algo para resolver o problema. Algo que fornecesse aquecimento para o corpo contra temperaturas extremamente baixas, e uma inspiração acabou surgindo… roupas com aquecimento próprio.

Somente no ano de 2000 essa ideia se tornou realidade, e alguns produtos de auto-aquecimento foram divulgados na feira internacional de Londres naquele ano, atraindo a atenção de todos. Desde então, a empresa lançou outros modelos de roupas de aquecimento sob o nome Thermalution, que é uma linha voltada para esportes que envolvam água e umidade, como o mergulho.

Foto: Divulgação

Modelos Thermalution

Os principais modelos da linha Thermalution para o mergulho são um colete e uma camiseta, ambos utilizando um sistema de baterias de lítio.

A roupa de aquecimento é colocada antes da roupa de mergulho e possui um pequeno controle com seleção de três níveis de aquecimento. O sistema é baseado em um microcontrolador.

Conforme o modelo adquirido, o sistema é impermeável até os 100m de profundidade, o carregamento pode-ser realizado via wireless e tendo duração média de aquecimento entre 1:30 e 2h em uso contínuo. As baterias podem ser transportadas em avião, pois não superam os limites impostos pelas regras aeroportuárias. Saiba mais aqui.

Antes da compra é preciso decidir o modelo  mais está adequado ao uso do mergulhador e, principalmente, as medidas adequadas ao corpo. No site da empresa há uma tabela com essas medidas e mais detalhes sobre o equipamento.

Nos Estados Unidos, o custo gira em torno dos US$ 500 um modelo de colete para até 50m de profundidade, que pode ser visto no site thermalution.com

No Brasil tive a oportunidade de mergulhar com o proprietário de uma operadora de mergulho que utiliza o Thermalution (modelo camiseta) já algum tempo, e diz estar satisfeito com o produto. Ao sentir frio, ele liga o sistema e prontamente o aquecimento passa a funcionar, permitindo continuar o mergulho por mais tempo em razão do aquecimento fornecido pela camiseta.

Por:

Clecio Mayrink
Editor - Brasil Mergulho

Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em apneia em 1983 e autônomo em 1986 pela CMAS, participando da primeira turma da PADI no Rio de Janeiro em 1990. É mergulhador Técnico Trimix, Technical Cave Diver, Advanced Cave Sidemount / No Mount IANTD, possuindo mais de 30 anos de experiência em mergulho, fotografia e vídeo subaquático.

Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008, sendo o idealizador do portal Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769/SP) e responsável pelo tema Mergulho no 1° Atlas dos Esportes do Ministérios dos Esportes.

Atuou na produção de diversas matérias e documentários no Brasil e no exterior, sendo uma referência para a mídia, órgãos públicos e diversas entidades internacionais como a ONU e UNESCO, quando o assunto é naufrágio.

Veja também:

Dobrar a roupa de mergulho ou pendurá-la no cabide ?

Apesar de ser um procedimento básico, muitos mergulhadores não se preocupam com esse detalhe, e que pode interferir na qualidade do mergulho.

Zíper de roupa de mergulho deve ser fechado devagar !

O fechamento da roupa de mergulho deve ser realizado lentamente, para evitar possíveis transtornos ainda antes de iniciar o mergulho

Roupa para mergulho autônomo e livre – Você conhece as diferenças ?

Atualmente as roupas de neoprene para o mergulho livre possui alguns aspectos que diferenciam das tradicionais roupas de mergulho. Saiba mais...

Brumadinho e um exemplo de solidariedade

Escola de mergulho de Belo Horizonte, dá um bom exemplo e resolve doar cinquenta roupas de neoprene para ajudar os Bombeiros.