Três aviões localizados no mar de Truk Lagoon

Dois bombardeiros Douglas SBD-5 Dauntless e um torpedo-bombardeiro Grumman TBM / F-1 Avenger, voaram dos porta-aviões USS Enterprise e USS Intrepid pela última vez durante a Operação Hailstone em 1944.

A equipe do Project Recover, liderada pelo Dr. Mark Moline, da Universidade de Delaware, agora espera que os restos das sete tripulações possam ser identificados e recuperados.

Os destroços foram localizados entre 30 e 65m de profundidade, em locais considerados longe dos visitados regularmente pelos mergulhadores de Chuuk, na Micronésia.

A partir de abril de 2018, o Project Recover montou quatro expedições cobrindo 27 milhas quadradas de Truk Lagoon, usando um side scan, mergulhadores e ROVs. As descobertas foram feitas no terceiro monitoramento e documentadas no último mês de dezembro.

Segundo os pesquisadores, as aeronaves estavam voando em alta velocidade quando foram abatidos, e não estão intactos, o que dificultou a identificação anteriormente.

Aas descobertas estão sendo compartilhadas com os Estados Federados da Micronésia e a Agência de Contabilidade de Defesa dos EUA / MIA (DPAA), na esperança de que uma pesquisa mais abrangente na área possa ser realizada.

Trinta aeronaves americanas e 103 tripulantes foram perdidos durante a Operação Hailstone em 17 e 18 de fevereiro de 1944, enquanto atacavam a Frota Combinada do Japão.

O ataque destruiu cerca de 250 aeronaves japonesas e afundou 40 navios, incluindo dois cruzadores e quatro destróieres.

O Project Recover, que trabalha em parceria com a Universidade de Delaware e o Scripps Institution of Oceanography da Universidade da Califórnia, encontrou até agora 28 aeronaves, levando a 13 recuperações de restos mortais.

A empresa planeja realizar mais expedições este ano no sudeste da Ásia, no Pacífico e no Oriente Médio.

Por:

Redação

Se você possui algum conteúdo relacionado ao mergulho e acha que pode ser interessante dividir com outros mergulhadores ?

Clique aqui para entrar em contato conosco e enviar o conteúdo a principal revista eletrônica sobre mergulho do Brasil.

Veja também: