Quem me conhece sabe que tento ser uma pessoa cuidadosa com meus equipamentos de mergulho, e não é à toa, que tenho diversas caixas da Pelican para proteger meus equipamentos de mergulho e imagem, mas nem sempre elas resolvem alguma situação especial.

Algum tempo atrás comentei sobre o uso de um Tupperware para proteger um mini domo da minha caixa estanque, que por coincidência, acabou caindo como uma luva, tendo um encaixe perfeito e protegendo o domo contra impactos e arranhões.

Agora, a dica é outra…

Recentemente recebi de um fabricante que é parceiro do Brasil Mergulho, uma lente de correção ótica que é voltada para quem tem problemas para enxergar de perto, e no meu caso, a idade chegou e essa lente fez total diferença na qualidade da captação de imagens, pois num passado não tão distante, estava com dificuldades para enxergar o que estava sendo fotografado, em razão das pequenas proporções do visor da câmera, ficando ainda pior, quando a câmera é colocada dentro da caixa estanque.

Essa lente para a visualização do visor da câmera é, na realidade, um conjunto ótico de extrema complexidade e que utiliza lentes caras. Ela permite ao fotógrafo enxergar perfeitamente o visor da câmera, mesmo embaixo d’água.

Diante disso e levando em consideração que normalmente saímos em operações de mergulho diferentes, é comum encontrarmos diferentes tipos de atendimentos nessas operações, e infelizmente nem sempre encontramos pessoas nos ajudando com todo o carinho que um equipamento fotográfico necessita.

No caso da lente mencionada anteriormente, surgiu uma opção para tentar protegê-la durante o transporte, na entrega do equipamento ao ajudante no barco, ou mesmo, enquanto guardada, e a ideia é simples…  um pé de mesa.

A lente necessitava de uma espécie de “tampão”, que de alguma forma, conseguisse protegê-la contra possíveis impactos e arranhões, pois se isso ocorresse, acabou. Não há salvação. Não é possível mandar polir a lente ou realizar qualquer tipo de conserto.

Tive a ideia do pé de mesa, e visitando uma loja de acessórios para mesas e cadeiras, levei a lente para testá-la com alguns pés de mesa do tipo circular, e para a minha surpresa, um deles encaixou perfeitamente como se fosse fabricado especialmente para essa lente.

Uma solução realmente simples, fácil e barata.

Fica a dica.

Por:

Clecio Mayrink
Editor - Brasil Mergulho

Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em apneia em 1983 e autônomo em 1986, participando da primeira turma de Dive Master da PADI no Rio de Janeiro em 1990. É mergulhador Técnico Trimix, Technical Cave Diver, Advanced Cave Sidemount / No Mount, possuindo mais de 30 anos de experiência em mergulho e fotografia / vídeo subaquático.

Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS, em 2008, é o idealizador do site Brasil Mergulho em 1998 (MTB 0081769/SP) e atuou em diversas matérias e documentários no Brasil e no exterior, sendo uma referência quando o assunto é mergulho e naufrágios para a mídia e órgãos públicos no país, e diversas entidades internacionais como a ONU e UNESCO.