Sistema Aqua View Finder da Aquatica – Enxergando como criança

Foto: Clécio Mayrink

Infelizmente quando a idade avança começam a surgir alguns problemas, e um dos mais comuns é a dificuldade para enxergar para perto, nos forçando a usar lentes corretivas, para ajudar a enxergar os dados do computador de mergulho ou a quantidade de gás em nossos cilindros de mergulho, por exemplo.

O grande problema, é quando nos referimos à fotografia e vídeo subaquático, pois o posicionamento inferior das lentes corretivas não ajuda ao fotógrafo / cinegrafista, criando dificuldades para enxergar o que está sendo captado, por causa do posicionamento e ângulo dessas lentes em relação à máscara.

Até algum tempo atrás já não estava enxergando bem o que estava fotografando por causa do tamanho do visor da minha câmera DSLR. Ele é muito pequeno e requer a aproximação do rosto na câmera. Usando a câmera dentro da caixa estanque aliado a máscara de mergulho, essa distância entre nossos olhos e o visor aumenta, piorando ainda mais o que já estava ruim. Se já estava difícil enxergar o enquadramento da imagem, imagine os dados de fotometria que a câmera indicava…

Aqua View instalado – Foto: Clécio Mayrink

Uma ótima solução

Conversando com o Marcelo Obeidi, representante da Aquatica no Brasil, em apresentou o sistema Aqua View Finder, da própria Aquatica. É um produto que engloba um conjunto de lentes que permitem ao mergulhador enxergar de forma eficaz, todas as informações do visor da câmera.

O Aqua View é conectado facilmente nas caixas da Aquatica, não requerendo conhecimento técnico para realizar dessa instalação.

Atualmente a Aquatica possui dois modelos do Aqua View, o 45 e 180.

O modelo 45 possui uma curvatura de 45°, permitindo ao mergulhador enxergar o visor com a caixa estanque posicionada num ângulo que exige menos esforço do pescoço do mergulhador.

Já o modelo Aqua View 180, possui um posicionamento retilíneo, com alinhamento no formato tradicional dos visores das caixas estanques.

Os dois modelos servem para as caixas estanques da Aquatica fabricadas a partir do ano de 2008 em diante e na hora da compra, o mergulhador deve analisar qual modelo escolher (45 ou 180) e decidir o que mais lhe convém.

Usando o produto

A instalação é feita em menos de um minuto e na primeira oportunidade fui para o mar ver o desempenho do produto.

Logo que entrei na água e enxerguei pelo Aqua View, já fiquei impressionado logo de ara, pois enxergava tudo como antes !

Realmente é um produto que resolve o problema de visão par aperto permitindo enxergar em detalhes todos os dados informados pela câmera. O produto é fabricando com lentes de altíssima qualidade, sendo robusto, resistente e com um acabamento impecável.

Aqua View instalado – Foto: Clécio Mayrink

Onde encontrar

A Seaworker é a representante da Aquatica no Brasil, tendo disponível todos os modelos de caixas estanques e acessórios da marca.

O telefone deles é o (13) 3251-7417 e o site seaworker.com.br

Por:

Clecio Mayrink
Editor - Brasil Mergulho

Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em apneia em 1983, no autônomo em 1986 e Dive Master em 1990. Hoje é mergulhador Técnico Trimix, Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount.

Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS, em 2008, é o idealizador do site Brasil Mergulho em 1998 (MTB 0081769/SP) e atuou em diversas matérias e documentários no Brasil e no exterior. Também prestou consultoria para a ONU, UNESCO e diversos órgãos públicos no Brasil.