Barco é apreendido por pesca ilegal na Laje de Santos

Pesqueiro sendo escoltado pelos fiscais até o TPS em Santos - Foto: Clécio Mayrink

Dez homens foram detidos ao serem flagrados por fiscais da Fundação Florestal, pescando ilegalmente na área Laje de Santos neste sábado.

Uma fiscalização no parque marinho estava em andamento durante a madrugada, quando no início do amanhecer flagrou os pescadores nas proximidades dos Calhaus. A embarcação “Ardil”, procedente de Bertioga-SP, estava com dois tripulantes e oito pescadores, sendo a maioria de nacionalidade chinesa.

A embarcação em si é voltada ao turismo de pesca e os marinheiros admitiram aos fiscais que sabiam da proibição de pesca no local. Os dez infratores foram escoltados pelos fiscais até o Terminal Público Pesqueiro de Santos (TPPS), no porto. “O pesqueiro foi lacrado por militares da Marinha, já que também estava com a documentação irregular”, contou o gestor do parque, José Edmilson de Araújo Mello Júnior.

A embarcação foi apreendida pela Marinha do Brasil e 72kg de pescado foram recolhidos pela Polícia Militar Ambiental para doação. Além disso, foi aplicada uma multa de R$ 42.8 mil aos 10 homens e vão responder ao crime em liberdade.

Os materiais de pesca foram apreendidos e os peixes da espécie Cioba (Rhomboplites aurorubens) encontrados a bordo foram doados a uma entidade.