Marinha recupera canhão de naufrágio ocorrido há 200 anos

Canhão recuperado do naufrágio - Foto: Daily Mail

Após dois séculos no fundo do mar, arqueólogos da marinha americana esperam confirmar que o navio que afundou era uma escuna de guerra de 1812.

Névoa grossa e ondas enormes teriam feito o USS Revenge encalhar nos recifes de Watch Hill, em Westerly.

Oliver Hazard Perry, o comandante, ordenou que seus homens jogassem armas, âncoras e canhões na água, mas infelizmente isso não ajudou e o navio naufragou posteriormente.

Os arrecifes traiçoeiros, rochas e a baixa visibilidade, mantiveram o canhão e outros artefatos escondidos até 2005, quando mergulhadores de Connecticut, Charlie Buffum e Craig Harger, encontraram o que seria o local do naufrágio do USS Revenge.

Mergulhadores da Marinha recuperaram o canhão no último 24 de maio, sendo o primeiro artefato recuperado no local.

O canhão foi levado para um laboratório de conservação, Washington Navy Yard, para ser dessalinizado e estabilizado. Ele está incrustado com pedaços de vida marinha e carbonato de cálcio a partir da interação entre o ferro e a água salgada.

Não há muitos exemplos de armas navais antigas deste tipo, disse George Schwarz, um arqueólogo subaquático do Comando de História e Patrimônio Naval.

Após o naufrágio do USS Revenge, o comandante foi enviado para os Grandes Lagos durante a Guerra de 1812. Ele é lembrado como o Herói do Lago Erie por derrotar a marinha britânica. Era famoso por relatar simplesmente: “Nós conhecemos o inimigo e eles são nossos”, depois da batalha decisiva em 1813.

Arqueólogos irão procurar pelas marcas de fundição no canhão que possam identificá-lo.

O canhão mede 1.5m de comprimento e pesa mais de 450Kg. Schwarz estima que o processo de conservação leve dois anos.

A Marinha planeja continuar mapeando o local, que está encontra-se protegido pelo Sunken Military Craft Act.

Redação

Se você possui mais informações sobre o assunto acima, entre em contato com a nossa equipe e ajude a tornar este site ainda mais completo. Isso ajudará os mergulhadores e todos aqueles que estiverem buscando por mais informações.