Reencontrando seu cartão de memória perdido

Perder um cartão de memória com as fotos tiradas em uma viagem, chega a ser traumatizante.

Já fui uma vítima disso, ao emprestar meu cartão a um familiar que viajava comigo, e que acabou esquecendo sua câmera em um táxi.

Devido ao meu descaso em baixar as fotos na noite anterior, acabei perdendo diversas fotos.

Recentemente um usuário de um fórum de discussões na internet, passou uma dica simples e bem interessante, na tentativa de resgatar o cartão de memória perdido, e consequentemente, suas fotos.

Ele havia perdido o cartão em Fernando de Noronha, durante sua estada na ilha. Dias após a chegada em sua residência, uma pessoa entrou em contato informando que havia encontrado seu cartão de memória e queria devolvê-lo.

A pessoa que encontrou o chip, acabou abrindo o arquivo texto onde continham os dados do proprietário do cartão, e pôde entrar em contato para obter mais informações sobre o endereço para o envio do mesmo.

Se todos realizarem o mesmo, podemos tentar por em prática esse tipo de atitude, e certamente, ajudará muito no futuro, pois a chance de recuperação de nossas fotos poderá ser ampliada.

Para criar esse arquivo texto, também conhecido como TXT, utilizando o Windows, basta clicar com o botão direito do mouse no diretório principal do cartão de memória, e selecionar as opções: Novo, e em seguida, Documento Texto.

O Windows irá criar um arquivo com extensão .TXT , bastando o proprietário do cartão dar um o nome Endereço, abrir o arquivo, digitar seus dados de contato e salvá-lo.

Vale lembrar, que se você formatar o cartão pela câmera, será necessário recriar esse arquivo texto, pois a formatação no cartão irá apagar todos os dados.

Na web existem alguns sites que oferecem a possibilidade de cadastro do equipamento perdido, na tentativa de divulgar o equipamento perdido, e facilitar a comunicação com a pessoa que tenha encontrado a câmera perdida..

Alguns exemplos:

  • Camera Found
  • I found your camera
  • Stolen Camera Finder
Clecio Mayrink
Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em 1987 pela CMAS e realizou Dive Master em 1990 pela PADI. Hoje é mergulhador Técnico Trimix (Mergulho Profundo) e de cavernas (Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount). É juiz internacional de apneia pela AIDA e foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008. Produziu documentários sobre as Bahamas, Bonaire, Galápagos e Laje de Santos, visitando mais de 30 países. Foi o idealizador do site Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769/SP), atuou como consultor para a ONU, UNESCO, além de diversos órgãos públicos no Brasil.