Um CD no Deco Marker pode salvar vidas…

O Radar ou Radio Detection And Ranging, é utilizado em diversas embarcações, sendo este, um dispositivo que permite a detecção de objetos à longas distâncias, através da emissão de ondas eletromagnéticas, que são refletidas pelos objetos que estejam no alcance dessas ondas.

A detecção dessas ondas refletidas, permite determinar a localização de um objeto.

Em 2006 o americano Fred Bruckingham estava navegando, quando de forma inesperada, escutou um alarme proveniente do radar instalado em sua lancha, que indicava a existência de objeto à sua frente. Estranhando o alarme do radar para um objeto na região, Fred, decidiu verificar o que era e foi de encontro ao objeto.

Ao se aproximar, encontrou uma pequena bóia de pesca com alguns CD’s presos à mesma, onde segundo o mergulhador, o posicionamento dos CD’s indicavam que o pescador que ali deixara a marcação, desejava encontrar a bóias através dos brilhos do sol.

Fred percebeu que a bóia seria pequena demais para refletir ondas, e achou que os CD’s poderiam ter refletido as ondas captadas por seu radar, e como mergulhador técnico e frequentador de naufrágios, acabou decidindo realizar um teste prendendo um CD ao Deco CD-Sinalizacao2Marker de um mergulhador, para verificar se o radar de sua embarcação conseguiria detectar as ondas refletidas pelo CD a certa distância.

O Teste

Fred chamou três amigos para realizar um teste no mar, onde cada um portava um Deco Marker com um CD preso à extremidade superior.

Os mergulhadores foram para a água e se distanciaram da embarcação. Finalizada a preparação Fred ligou seu radar e para surpresa de todos, o radar de sua lancha conseguiu detectar três sinais claros de objetos ao redor da embarcação, dando a indicação da presença dos mergulhadores.

Quando isso seria útil ao mergulhador ?

Quem mergulha em mar aberto e principalmente quando se faz mergulho técnico, sabe as dificuldades que a equipe de superfície tem para localizar os mergulhadores que se desprenderam do cabo de retorno da embarcação, ou por exemplo, no caso de uma deco à deriva não planejada.

Além disso, dependendo da altura das ondulações na localidade, a equipe de superfície normalmente acaba tendo dificuldades na visualização dos mergulhadores na água, e a presença de um radar neste sentido, pode contribuir para eventual resgate emergencial.

CD-Sinalizacao1No Brasil, já houveram casos de mergulhadores perdidos em alto mar, vindo a ficar várias horas aguardando pelo resgate.

No caso de Fred e sua equipe, eles adotaram o CD em seus Deco Markers quando vão mergulhar em naufrágios distantes da costa.

Clecio Mayrink
Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em 1987 pela CMAS e realizou Dive Master em 1990 pela PADI. Hoje é mergulhador Técnico Trimix (Mergulho Profundo) e de cavernas (Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount). É juiz internacional de apneia pela AIDA e foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008. Produziu documentários sobre as Bahamas, Bonaire, Galápagos e Laje de Santos, visitando mais de 30 países. Foi o idealizador do site Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769/SP), atuou como consultor para a ONU, UNESCO, além de diversos órgãos públicos no Brasil.