Um CD no Deco Marker pode salvar vidas…

O Radar ou Radio Detection And Ranging, é utilizado em diversas embarcações, sendo este, um dispositivo que permite a detecção de objetos à longas distâncias, através da emissão de ondas eletromagnéticas, que são refletidas pelos objetos que estejam no alcance dessas ondas.

A detecção dessas ondas refletidas, permite determinar a localização de um objeto.

Em 2006 o americano Fred Bruckingham estava navegando, quando de forma inesperada, escutou um alarme proveniente do radar instalado em sua lancha, que indicava a existência de objeto à sua frente. Estranhando o alarme do radar para um objeto na região, Fred, decidiu verificar o que era e foi de encontro ao objeto.

Ao se aproximar, encontrou uma pequena boia de pesca com alguns CD’s presos à mesma, onde segundo o mergulhador, o posicionamento dos CD’s indicavam que o pescador que ali deixara a marcação, desejava encontrar a boias através dos brilhos do sol.

Fred percebeu que a boia seria pequena demais para refletir ondas, e achou que os CD’s poderiam ter refletido as ondas captadas por seu radar, e como mergulhador técnico e frequentador de naufrágios, acabou decidindo realizar um teste prendendo um CD ao Deco CD-Sinalizacao2Marker de um mergulhador, para verificar se o radar de sua embarcação conseguiria detectar as ondas refletidas pelo CD a certa distância.

O Teste

Fred chamou três amigos para realizar um teste no mar, onde cada um portava um Deco Marker com um CD preso à extremidade superior.

Os mergulhadores foram para a água e se distanciaram da embarcação. Finalizada a preparação Fred ligou seu radar e para surpresa de todos, o radar de sua lancha conseguiu detectar três sinais claros de objetos ao redor da embarcação, dando a indicação da presença dos mergulhadores.

Quando isso seria útil ao mergulhador ?

Quem mergulha em mar aberto e principalmente quando se faz mergulho técnico, sabe as dificuldades que a equipe de superfície tem para localizar os mergulhadores que se desprenderam do cabo de retorno da embarcação, ou por exemplo, no caso de uma deco à deriva não planejada.

Além disso, dependendo da altura das ondulações na localidade, a equipe de superfície normalmente acaba tendo dificuldades na visualização dos mergulhadores na água, e a presença de um radar neste sentido, pode contribuir para eventual resgate emergencial.

CD-Sinalizacao1No Brasil, já houveram casos de mergulhadores perdidos em alto mar, vindo a ficar várias horas aguardando pelo resgate.

No caso de Fred e sua equipe, eles adotaram o CD em seus Deco Markers quando vão mergulhar em naufrágios distantes da costa.

Clecio Mayrink
Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em apneia em 1983, no autônomo em 1986 pela CMAS e Dive Master em 1990 pela PADI. Hoje é mergulhador Técnico Trimix, Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount pela IANTD. Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008, idealizador do site Brasil Mergulho em 1998 (MTB 0081769/SP), atuando em diversas matérias e documentários no Brasil e no exterior. Também atuou como consultor para a ONU, UNESCO, além de diversos órgãos públicos no Brasil.