Workshop 2007 da NSS-CDS

As chamadas conferências sobre mergulho são eventos muito comuns nos Estados Unidos e na Europa.

Apesar de considerarmos a DEMA como sendo o “grande espetáculo” do mergulho, esta feira anual é reservada aos “profissionais” do mergulho – donos de escolas e embarcações, instrutores e supervisores de mergulho, fabricantes e revendedores, e agências de mergulho.

NASCDS-2007-1 Por sorte, existem muitos outros eventos que também são de interesse aos mergulhadores. Entre estes eventos, um deles, é especialmente interessante aqueles que mergulham em cavernas, o NSS-CDS Workshop.

Existem outros eventos similares a este ao redor do mundo, como por exemplo o NACD Seminar e o Congrès International de Plongée Souterraine. O workshop da NSS-CDS é o evento que tive a oportunidade de participar nos últimos dois anos.

O workshop é organizado anualmente pela Cave Diving Section da National Speleological Society e tem como objetivo principal promover a confraternização entre mergulhadores de caverna. Além disto, também são compartilhados com a comunidade trabalhos científicos, explorações de cavernas, e técnicas de mergulho em caverna.

O evento, na sua 34ª edição, acontece tradicionalmente no final do mês de maio de cada ano, coincidindo com o feriado americano do Memorial Day. O cenário do evento costuma NASCDS-2007-2variar ano após ano, mas é sempre na mesma região – o Norte da Flórida.

Esta é uma região rica em cavernas submersas e que conta com uma estrutura de apoio ao mergulho considerada das melhores do mundo.

É na verdade uma ótima oportunidade para se mergulhar em cavernas maravilhosas e ainda ter a oportunidade de interagir com mergulhadores de todos os cantos do planeta, ouvir grandes exploradores contarem as suas histórias e ainda aprender nos mini-workshops.

O workshop acontece durante dois dias. O primeiro dia começa com uma sessão de boas vindas e segue com uma série de apresentações relacionadas com o tema geral do evento.

Em 2006, o tema foi a História do Mergulho em Cavernas nos Estados Unidos, que contou com apresentações de lendas do mergulho em caverna como Forrest Wilson, Joe Prosser e Wes Skiles, entre outros.

Já em 2007 o evento teve como tema o mergulho em cavernas ao redor do mundo, com apresentações sobre explorações das Bahamas até a Austrália, passando pela Turquia, Sibéria e Tailândia. As apresentações costumam durar cerca de uma hora cada uma e são ilustradas com mapas, vídeos e fotografias.

Um banquete para quem gosta de cavernas !

Durante todo o primeiro dia acontecem sorteios de equipamentos de mergulho, feitos nos intervalos das palestras. Fabricantes de equipamentos importantes como a Dive Rite, a Golem Gear e a OxyCheq, entre outros, patrocinam o evento e oferecem produtos para serem sorteados.

O segundo dia do evento é dedicado aos mini-workshops.

NASCDS-2007-3Esta é a oportunidade que os participantes do evento têm para aprenderem um pouco mais sobre técnicas de mergulho em caverna com mergulhadores e instrutores experientes.

Os temas dos mini-workshops variam de um ano para o outro; aquele que costuma ser mais requisitado é o mini-workshop de sidemount. Outros mini-workshops que costumam acontecer são os de reparos em roupas secas e de técnicas de mapeamento de cavernas.

Um dos pontos altos deste segundo dia é o curso de especialização em recuperação de mergulhadores da International Underwater Cave Rescue and Recovery. Este curso tem como objetivo ensinar os fundamentos da investigação e administração de fatalidades em cavernas.

Os participantes vão aprender os procedimentos, técnicas e conhecer os equipamentos necessários para o resgate de um mergulhador perdido em uma caverna. Este curso costuma ser ministrado pela também lenda do mergulho em cavernas Lamar Hires.

O evento anual da NSS-CDS, assim como outros eventos deste tipo, é uma das melhores formas de nos cultivarmos com relação ao mergulho em cavernas, e ao mergulho em geral, já que temos a oportunidade de trocar idéias com mergulhadores de todas as partes do mundo, que tiveram experiências diferentes das nossas, e por vezes com valores diferentes dos nossos. É através do diálogo que defendemos os nossos pontos de vista e aprendemos a respeitar pontos de vista diferentes.

Se alguma vez vocês tiverem a oportunidade de participar de um evento deste tipo, não percam !

José Mário Ventura

José Mario Ventura é arquiteto com especialização em Planejamento Urbano. Mergulha desde 1992 e se formou instrutor em 2001.

Atualmente é proprietário e ministra diversos cursos na escola Haloclina, em Campinas, onde é IDC Staff Instructor pela PADI, instrutor em diversas especialidades PADI.

É instrutor de primeiros socorros EFR, instrutor de mergulho técnico pela DSAT, instrutor de mergulho técnico e de caverna pela IANTD, e instrutor trainer dos programas de segurança do mergulhador da DAN.

Mergulhador credenciado em diversas especialidades de mergulho, entre elas: Full Cave, Trimix, Sidemount, O2ptima Rebreather, Drager Dolphin Rebreather, CCR Cave e CCR Trimix.