A Bússola de mergulho

A bússola é um dos mais antigos instrumentos desenvolvidos pelo homem. Na sua forma mais simples é composta por uma agulha magnética apoiada sobre um pino ou água que permanece sempre alinhada com o campo magnético da terra, indicando seu eixo norte-sul.

As primeiras referências a ela aparecem em uma enciclopédia chinesa do ano 1040, quando a bússola era utilizada por adivinhos para prever o futuro. Embora tenha sido descoberta pelos navegadores europeus por volta do século XIII, foi apenas a partir do século XIV que ela ganhou popularidade com a invenção da rosa-dos-ventos, uma marcação dos quatro pontos cardiais (norte, sul, leste e oeste) e suas subdivisões em uma placa sob a agulha magnética.

Conteúdo completo para Assinantes

ou assine agora mesmo:

1 ano: R$ 59,90

2 anos: R$ 99,90*





* A melhor opção pois você garante a isenção de possíveis aumentos no período.

Veja também:

Curso de Mergulho Avançado – Porquê o mergulhador deve realizar ?

Um curso avançado vai ampliar o conhecimento e as habilidades do mergulhador. Conheça as vantagens que este curso pode trazer.

Relato: Pegos pela correnteza em Angra dos Reis

Como a simples falta de uma bússola pode complicar um mergulho realizado em um local extremante tranquilo como Angra dos Reis.

Direto ao Ponto – Orientação Subaquática

Uma boa orientação subaquática requer treinamento e prática, e como benefício, ela traz mais segurança ao mergulhador.

Bússolas de Mergulho e os hemisférios

Normalmente fabricadas para o hemisfério norte, as bússolas muitas vezes necessitam de nova calibragem se for usada no hemisfério sul.