Alívio para a Laje de Santos e demais parques de SP

Na última semana o governador e seus secretários, comunicaram que iriam acabar com a Fundação Florestal por questões de economia para o Estado de São Paulo, sem haver planejamento para o monitoramento e fiscalização das áreas de meio ambiente, o que gerou grande preocupação e indignação popular.

Houve protesto e grande mobilização da população, pois era notório que estaríamos diante a um cenário que se tornaria “catastrófico”.

A mídia noticiou em peso o que estava sendo planejado pelo governo estadual e cobrando soluções, pois estava claro que muitos danos ocorreriam se tal medida fosse colocada em prática.

Felizmente o governador e seus assessores voltaram atrás, e decidiram não mais acabar com a Fundação Florestal, e locais protegidos como a Laje de Santos, dezenas de outros parques, Unidades de Conservação, Áreas de Proteção Ambiental, dentre outros, continuarão sendo monitorados e fiscalizados pelo órgão, e o meio ambiente agradece.

Por:

Clecio Mayrink
Editor - Brasil Mergulho

Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em apneia em 1983 e autônomo em 1986 pela CMAS, participando da primeira turma da PADI no Rio de Janeiro em 1990. É mergulhador Técnico Trimix, Technical Cave Diver, Advanced Cave Sidemount / No Mount IANTD, possuindo mais de 30 anos de experiência em mergulho, fotografia e vídeo subaquático.

Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008, sendo o idealizador do portal Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769/SP) e responsável pelo tema Mergulho no 1° Atlas dos Esportes do Ministérios dos Esportes.

Atuou na produção de diversas matérias e documentários no Brasil e no exterior, sendo uma referência para a mídia, órgãos públicos e diversas entidades internacionais como a ONU e UNESCO, quando o assunto é naufrágio.

Veja também:

Mergulhadores realizam ação para retirar coral invasor no litoral paulista

Equipes de mergulhadores voluntários e pesquisadores, realizaram ação para retirar o Coral-Sol de algumas áreas na Laje de Santos.

Farol da Laje de Santos e sua história

Todos os dias ele está por lá ajudando na orientação de todos que navegam nos arredores da Laje de Santos e trazendo segurança para todos.

Laje de Santos reabre na sexta-feira para visitação e mergulho

Após meses fechado, Parque Estadual Marinho da Laje de Santos reabre o acesso e os mergulhadores já podem retornar as atividades.

Governo Doria põe em risco a Laje de Santos e outra áreas do Meio Ambiente

Governo do Estado de São Paulo, planeja acabar com órgãos fiscalizadores dos parques e áreas protegidas do Estado.