Cilindros de Mergulho – Um relato preocupante sobre o mercado brasileiro

Os cilindros de mergulho fabricados com a liga de alumínio 6351-T6 são suscetíveis a rachaduras. A causa exata ainda não foi totalmente compreendida.

Aparentemente, as rachaduras se originam na parte inferior do pescoço do cilindro, na posição mais baixa da rosca ou logo abaixo dela. Os testes realizados não mostraram porque os cilindros se rompem com violência pelas rachaduras, ao invés de iniciarem com vazamentos.

Em todo o mundo ocorreram vários acidentes com cilindros fabricados com esse tipo de liga, e no Brasil, temos ciência de pelo menos cinco acidentes e, que ocasionaram ferimentos graves naqueles que se encontravam próximos. Em razão desses acidentes, os fabricantes deixaram de utilizar esse tipo de liga e emitiram diversos comunicados alertando sobre o riscos no uso desses cilindros.

Conteúdo completo para Assinantes

ou assine agora mesmo:

1 ano: R$ 59,90

2 anos: R$ 99,90*





* A melhor opção pois você garante a isenção de possíveis aumentos no período.

Veja também:

Cilindros de Mergulho com a nova liga metálica: Uma nova preocupação ?

Uma antiga pesquisa de um instituto do Japão, detecta fissuras parecidas com a liga 6351-T6 utilizada em antigos cilindros de mergulho.

Cilindros de Mergulho – Mercado brasileiro e as divergências – Parte 2

Cilindros fabricados com a liga metálica 6351-T6 são perigosos e merecem toda a atenção dos proprietários e estações de recarga.

Processos de Inspeção Visual em Cilindros de Mergulho

A manutenção correta dos cilindros de mergulho ajuda a prevenir problemas e acidentes. Saiba mais sobre o processo de Inspeção Visual.

Compra de cilindro de mergulho usado – Um negócio arriscado

Muitos mergulhadores adquirem cilindros de mergulho usados, mas devem se atentar em alguns aspectos para não entrar em uma roubada.