Filme Plástico – Protegendo o Segundo Estágio contra insetos

Meses atrás escrevi um artigo comentando que os reguladores de mergulho podem ser um ótimo habitat para insetos em geral, e que um mergulhador desavisado poderia passar por algum tipo de problema, caso não lavasse e protegesse seus equipamentos de forma eficaz.

Sabemos que, principalmente os reguladores, acabam sendo um ótimo local para que algum inseto possa adentrar e usar o espaço como “moradia”.

Mergulhando por aí, notei um procedimento feito por um mergulhador e achei bem interessante.

Como ele não possuía um protetor de bocal, desses normalmente fabricados em silicone  e utilizados para a fixação do Octopus junto ao colete equilibrador, o mergulhador em questão guarda seus reguladores com o bocal envolvido num pedaço de filme plástico, desses usados na cozinha.

O filme plástico isola a parte interior do meio externo ao segundo estágio e evita que algum inseto consiga entrar no equipamento.

Vale lembrar, que o filme plástico só deve ser colocado após a secagem total do equipamento.

É um procedimento simples, barato e prático, e que além de tudo, vai ajudar a evitar uma “amiguinho” morando em seu equipamento.

Por:

Clecio Mayrink
Editor - Brasil Mergulho

Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em apneia em 1983 e autônomo em 1986 pela CMAS, participando da primeira turma da PADI no Rio de Janeiro em 1990. É mergulhador Técnico Trimix, Technical Cave Diver, Advanced Cave Sidemount / No Mount IANTD, possuindo mais de 30 anos de experiência em mergulho, fotografia e vídeo subaquático.

Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008, sendo o idealizador do portal Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769/SP).

Atuou na produção de diversas matérias e documentários no Brasil e no exterior, sendo uma referência para a mídia, órgãos públicos no país e diversas entidades internacionais como a ONU e UNESCO, quando o assunto é mergulho em naufrágio.

Veja também:

Fita de Auto fusão – Uma ajuda na remoção do regulador

Alguns reguladores criam dificuldades na sua remoção da torneira, pela falta de ranhuras mais profundas, mas uma fita especial pode resolver isso.

Reguladores de descompressão merecem total atenção

Manutenção em dia e ter alta performance, são aspectos essenciais para um regulador de descompressão. Entenda os motivos.

Manômetro alagado e suas causas

Um simples impacto ou problemas no sistema de recarga, podem ocasionar danos ao manômetro do mergulhador. Saiba mais.

Reguladores: Swivel 360° X Swivel de 90°

A cada dia eles ganham mais espaço no mercado e trazem mais conforto aos mergulhadores com um melhor roteamento de mangueiras.