Reguladores de Mergulho: Uma boa habitação para insetos

Recentemente algumas pessoas ficaram espantadas com algumas imagens publicadas na Internet, onde era possível ver reguladores de mergulho sendo abertos com insetos habitando seu interior.

Alguns chegaram a questionar se isso seria algo do tipo “fake news” (história mentirosa), e infelizmente não é o caso.

As imagens mostram casulos e larvas insetos habitando o segundo estágio de reguladores de mergulho.

Todos os reguladores possuem aberturas, proteção e abrigo para esses insetos, e quando o mergulhador deixa seus equipamentos de mergulho em locais expostos e sem usar por muito tempo, isso pode facilitar a entrada de insetos, a colocação de ovos e desenvolvimento de larvas.

Além disso, a falta de manutenção de equipamentos, também pode facilitar esse tipo de problema.

Segundo o Miguel Lopes, que é dos técnicos mais renomados em equipamentos de mergulho do mercado brasileiro, restos de alimentos também podem ser um chamariz de insetos para o interior do regulador, sendo importante o mergulhador estar sempre atento as condições de armazenagem do equipamento em sua residência e realizar a manutenção preventiva anual.

Aliás, recentemente publicamos um outro artigo aqui com um tema parecido, sobre animais e insetos habitando equipamentos de mergulho.

Ouça abaixo os comentários do Miguel sobre o assunto:

 

Segundo estágio de regulador com larvas

No vídeo abaixo é possível ver larvas andando pelo segundo estágio de um regulador de mergulho, mostrando o quanto é importante ter atenção com seus equipamentos de mergulho.

Muito provavelmente as larvas no vídeo abaixo seriam de alguma mosca, que pousou no regulador e entrou pelo bocal para a colocação de seus ovos no interior do equipamento.

Por:

Clecio Mayrink
Editor - Brasil Mergulho

Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em apneia em 1983 e autônomo em 1986 pela CMAS, participando da primeira turma da PADI no Rio de Janeiro em 1990. É mergulhador Técnico Trimix, Technical Cave Diver, Advanced Cave Sidemount / No Mount IANTD, possuindo mais de 30 anos de experiência em mergulho, fotografia e vídeo subaquático.

Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008, sendo o idealizador do portal Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769/SP).

Atuou na produção de diversas matérias e documentários no Brasil e no exterior, sendo uma referência para a mídia, órgãos públicos no país e diversas entidades internacionais como a ONU e UNESCO, quando o assunto é mergulho em naufrágio.

Veja também:

Filme Plástico – Protegendo o Segundo Estágio contra insetos

Usando um pedaço simples de filme plástico de cozinha, o mergulhador pode evitar uma grande dor de cabeça na hora de mergulhar.

Equipamentos de Mergulho X Animais

Fechados e úmidos, alguns equipamentos de mergulho oferecem o abrigo perfeito para que pequenos animais entrem e se instalem no local.

Equipamento de Mergulho – Não seja mordido ou picado

Veja alguns cuidados muito importantes para evitar a possibilidade de acidentes indesejados durante a viagem de mergulho.