Manutenção: Sola Light & Motion não carrega

Inserindo o vinagre nos contatos elétricos da Sola - Foto: Clécio Mayrink

Pela segunda vez uma amiga mergulhadora deixou sua lanterna Sola da Light & Motion comigo para que eu desse uma olhada e verificasse se era possível resolver um problema.

Na primeira vez, ela não dava sinais de vida, e foi necessário trocar a placa do circuito eletrônico, e meses depois de consertada, voltou a apresentar problema, pois a lanterna não estava recarregando. Era conectada ao carregador de parede e nada… ela não dava sinais de que estava recarregando.

Três possíveis causas

  • Carregador defeituoso;
  • Mal contato dos terminais, deixando de permitir o repasse da carga elétrica;
  • Erro no circuito eletrônico (menos provável).

A primeira coisa foi verificar se o carregador estava fornecendo carga, o que foi logo constatado com um multímetro, e sendo assim, confirmado que o problema não estaria no carregador.

Testei os contatos onde o conector do carregador é encaixado, e nada de voltagem proveniente da bateria.

Em razão disso, a lanterna foi aberta para verificar se as baterias forneciam algum tipo de carga, e bingo ! Forneciam alguns poucos volts de tensão. Com isso, ficou constatado que havia alguma quebra na passagem da corrente entre o carregador e as duas baterias internas.

Verificando com uma lente especial, pude notar oxidação no interior dos contatos de recarga da lanterna, e a primeira coisa a ser feita, seria limpá-los. O procedimento foi feito e o problema foi solucionado facilmente.

Limpando os contatos da lanterna Sola

Normalmente as lanternas Sola possuem dois contatos metálicos, que com o tempo, muitos acabam sofrendo oxidação.

Para realizar a limpeza de modo fácil, utilizei uma seringa com agulha, dessas vendidas em farmácias, e injetei 2 ou 3 gotas de vinagre no interior dos contatos, que por terem um formato abaloado, permite que o vinagre remova a oxidação.

Se você perceber que durante a injeção das gotas acabou criando alguma bolha de ar no interior do contato, você precisa “furar” essa pequena bolha, caso contrário, o vinagre não conseguirá penetrar e agir adequadamente.

Após 15/20 minutos, você já pode lavar os contatos com água doce, e estando bem seco, você conseguirá recarregar sua lanterna Sola sem problemas, pois eles permitirão a passagem da corrente elétrica, como foi o caso.

Muitas vezes pequenos problemas como esse podem atrapalhar um dia de mergulho, mas realizando a manutenção preventiva, as chances de pequenos transtornos como esse são bem menores.

Contatos do carregador em um banho de vinagre para a remoção de oxidação – Foto: Clécio Mayrink

Por:

Clecio Mayrink
Editor - Brasil Mergulho

Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em apneia em 1983, no autônomo em 1986 e Dive Master em 1990. Hoje é mergulhador Técnico Trimix, Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount.

Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS, em 2008, é o idealizador do site Brasil Mergulho em 1998 (MTB 0081769/SP) e atuou em diversas matérias e documentários no Brasil e no exterior. Também prestou consultoria para a ONU, UNESCO e diversos órgãos públicos no Brasil.