Se você é mergulhador, a Grande Barreira de Corais (Great Barrier Reef)  deve que estar na lista de destinos a visitar. Ela é considerada a maior estrutura de corais multicoloridos do mundo e pode ser vista do espaço.

Quando tomei a decisão de mudar para a Austrália, mergulhar na Grande Barreira de Corais era prioridade em meus destinos a explorar do outro lado do mundo. E é claro, que na minha primeira oportunidade em viajar pelo país, optei por conhecer Cairns, uma cidade ao norte da Austrália e uma das principais saídas dos barcos para o mergulho na Grande Barreira de Corais.

Ao chegar em Cairns procurei uma operadora de mergulho para fazer logo a reserva, mesmo sabendo que passaria uma semana na cidade, mas não quis perder tempo, a ansiedade consome diariamente, imagina em um paraíso como aquele.

A previsão do tempo não era das melhores, sendo assim, considerei a previsão do tempo do celular e agendei para uma quarta-feira, que era único dia que não estava previsto chuva, e deu muito certo. O dia estava lindo para realizar três saídas de mergulho, em três pontos diferentes, em um dos paraísos de mergulho. Perfeito !

Eram 8:30h da manhã peguei minha bicicleta (que aluguei por 10 dólares a semana) e fui até o porto que fica praticamente no centro de Cairns, o acesso é muito simples e a grande maioria das pessoas vão de bicicleta ou andando. A saída estava agendada para as 9h e saiu pontualmente com uma variedade imensa de nacionalidades, sendo a grande maioria, estudantes e mochileiros.

Depois de quase 2h horas de navegação, fizemos a primeira parada e realizamos o primeiro mergulho, que já foi incrível. Neste ponto ficamos aproximadamente 2h, e depois voltamos para o barco onde foi servido o almoço e tivemos um tempo para relaxar. Após o almoço seguimos para os dois próximos destinos de mergulho, que foram espetaculares.

O mergulho em Cairns é garantia de muita visibilidade, muita vida, muita cor, corais incríveis e claro uma variedade de espécie encantadora. Lá você pode deparar com tubarões, arraias, lulas, tartarugas, polvos, barracudas, peixe palhaço, entre outros cardumes.

Reserva

Fiz a reserva pelo Deep Sea Divers, uma das muitas opções de operadoras de mergulho que há por lá. Como a cidade é voltada ao turismo, o que você mais vai encontrar, são agências de viagens e operadoras de mergulho.

Custos

Paguei US$ 280 australianos por uma saída com três mergulhos, sendo cada um deles, em um ponto diferente com todas os equipamentos inclusos e com alimentação no barco.

Fiz apenas esta saída, porém, as operadoras oferecem diversos pacotes. Se você tiver tempo e dinheiro, há opções de live aboard podendo ficar até 7 noites embarcado realizando muitos mergulhos, inclusive noturnos.

Certificação

Se você não é certificado, pode realizar um curso no mesmo dia antes de mergulhar. Você será acompanhado pelos instrutores e poderá aproveitar muito essa experiência.

Se você ama mergulho, pode imaginar a sensação que eu tive durante essa experiência.

Galeria de Imagens – Clique na imagem abaixo

Cairns – Austrália – Fotos: Nina Ferreira / Google Photos

Por:

Nina Ferreira

Mineira de Poços de Caldas, morou algum um tempo em São Paulo, residindo atualmente na Austrália, para um intercâmbio. Criou um blog e um canal no You Tube, onde conta suas histórias e aventuras na Austrália.