Queimada Grande

A ilha é formada por um maciço rochoso com superfície de 430.000M², dotada de vegetação arbustiva e arbórea, não havendo praias em seu entorno. De topografia irregular é caracterizada por duas elevações, a primeira mais plana onde está localizado o farol e a segunda, atinge uma altitude de 190m.

Localizada a 35 km da costa de Itanhaém, o desembarque na Queimada Grande só é permitido com autorização especial, e mesmo assim, desaconselhável devido à grande quantidade de cobras existentes. Estima-se uma população de no mínimo quinze mil indivíduos da Jararaca Ilhoa (Bothrops insularis) espécie endêmica, parente das jararacas continentais, porém, com veneno muito mais poderoso.

O nome Queimada Grande surgiu a partir da técnica de atear fogo na mata costeira para afugentar as serpentes, utilizada pelos antigos pescadores, quando necessitavam desembarcar em terra firme.

Conteúdo completo para Assinantes

ou assine agora mesmo:

1 ano: R$ 59,90

2 anos: R$ 99,90*





* A melhor opção pois você garante a isenção de possíveis aumentos no período.

Veja também:

Marca GPS do Naufrágio Araponga divulgada

O naufrágio Araponga afundou em plena segunda Guerra Mundial, nas proximidades da Ilha da Queimada Grande, no litoral sul de São Paulo.

Navio da Marinha localiza naufrágio ao sul da ilha Queimada Grande

Tripulação do navio da Marinha do Brasil, Sirius, localizou naufrágio da embarcação de pesca Odemar II, desaparecida com parte da tripulação.

Corais de 5 mil anos são descobertos na Queimada Grande

Descoberta científica localiza-se a 30 quilômetros das praias de Itanhaém, abrangendo 75 mil M² e é formada por uma única espécie.

O mistério do Naufrágio da Queimada Grande

Oficialmente ele foi descoberto no ano de 2003, foi visitado por alguns mergulhadores, mas ainda não foi identificado.