Data: 16/09/2019

GPS: 8° 47.372’S / 35° 03.560’W ou 8° 48.249’S /  35° 3.018’W (Não confirmadas)

Localização: 7Km da costa de Tamandaré-PE

Profundidade (m): 27

Visibilidade (m): 5 – 20

Motivo: Recife Artificial

Estado: Inteiro

Carga

Tipo: Pesqueiro / Pesquisas com casco de aço

Nacionalidade: Brasil

Dimensões (m)24.2

Deslocamento (t)

Armador: Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

Estaleiro

PropulsãoMotor a diesel

Fabricação: Louisiana – Estados Unidos – 1969

NotasFoi originalmente projetado como barco camaroneiro, para a pesca de arrasto duplo, sendo nomeados com o M/V Kiwi. Posteriormente adquirido pelo governo brasileiro e adaptado como embarcação de pesquisa, e recebendo seu nome final como Riobaldo.

A partir de 1973, iniciou alguns cruzeiros de pesquisa atuando nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste, sendo uma embarcação imprescindível para a realização de diversas pesquisas no mar do nordeste brasileiro.

Realizada experimental, pesca exploratória, prospecção pesqueira e pesquisa oceanográfica; e teve papel fundamental nos anos de execução do Programa REVIZEE – Avaliação do Potencial Sustentável dos Recursos Vivos da Zona Econômica Exclusiva. Após realizar mas de 100 cruzeiros, foi mantido no píer do CEPENE por uma década, e desativado em 2017. Fonte: ICMBio

Destino final

No dia 16 de setembro de 2019 as embarcações Natureza e Riobaldo foram afundadas para se tornarem recifes artificiais para pesquisas científicas e pontos de mergulho na costa de Tamandaré-PE.

Galeria de Imagens – Clique na imagem abaixo:

Naufrágio Riobaldo / Google Photos

Vídeo