Americanos mapeiam naufrágios na Carolina do Norte

Os americanos muitas vezes pensam na Segunda Guerra Mundial como sendo algo que aconteceu muito distante da América, mas na realidade, os submarinos alemães, os chamados U-boats, começaram a patrulhar a costa americana pouco depois de Pearl Harbor, onde chegaram a afundar mais de 80 navios só no ano de 1942, na costa da Carolina do Norte, chegando a tirar a vida de mais 1.600 homens.

Um dos naufrágios foi o cargueiro SS Bluefields, afundado pelo submarino alemão U-576 no ataque ao Comboio KS-520 a cerca de 30 milhas de Cape Hatteras, Carolina do Norte, em julho de 1942. O comboio e sua escolta militar lutaram para não afundarem, e hoje encontram-se a mais de 200m de profundidade e a menos de 250metros uns dos outros.

No verão passado, cientistas e pesquisadores da NOAA, de alguns parques marinhos americanos e de outros países, embarcaram pela primeira vez em uma grande pesquisa dos restos desses navios, cujo objetivo era realizar uma avaliação mais abrangente dos naufrágios, usando tecnologias avançadas para contar a história dos campos de batalha na costa americana.

Os estudos revelaram informações inéditas, além de criarem um modelo fotogramétrico e permitirem a recuperação de artefatos que ajudarão nas pesquisas sobre futuros impactos humanos no oceano.

Os submarinos de pesquisa Nemo e Nomad permitiram aos membros da expedição um primeiro olhar sobre os restos do submarino alemão U-576, e muito em breve, o projeto deverá incluir uma varredura completa à laser no submarino U-576 e Bluefields, que deverá produzir modelos 3D com precisão de milímetros.

Por:

Redação

Se você possui algum conteúdo relacionado ao mergulho e acha que pode ser interessante dividir com outros mergulhadores ?

Clique aqui para entrar em contato conosco e enviar o conteúdo a principal revista eletrônica sobre mergulho do Brasil.

Veja também:

Navio americano afundado na Segunda Guerra por U-Boat é encontrado

O navio americano USS Eagle PE-56 naufragou com 49 dos 62 tripulantes e foi localizado por um grupo de mergulhadores no Maine, Estados Unidos.

Submarino com 23 corpos encontrado na costa belga

Um submarino alemão da I Guerra Mundial com 23 corpos no interior foi encontrado ao largo da costa da Bélgica recentemente por mergulhadores.

Naufrágio Blockade Runner aberto aos mergulhadores nos EUA

Órgão americano libera o acesso ao naufrágio para os mergulhadores, após anos de pesquisas e análises realizadas no local.

Mergulhador descobre destroços de submarino da II Guerra

Os destroços de um submarino inglês utilizado na II Guerra Mundial, que se afundou em 1942 com 71 marinheiros a bordo, foi encontrado por um mergulhador na costa da Sardenha.