Como superar a ansiedade do mergulho

O mergulho é muito divertido, um tempo para expandir horizontes, fazer amigos e assumir novos desafios. Mas mergulhadores, e especialmente os mais novos, podem experimentar a ansiedade do mergulho algumas vezes. Felizmente a ansiedade do mergulho pode ser gerenciada e até superada com o tempo. Existem muitas técnicas para torná-lo uma coisa do passado.

Aqui estão algumas dicas para superar a ansiedade como um mergulhador:

Hipnoterapia

A hipnoterapia é uma ferramenta eficaz para reduzir a ansiedade e retraça o cérebro para permanecer relaxado quando percebe que há uma ameaça. Ela se presta bem ao mergulho autônomo e reduz a ansiedade associada a situações específicas, como tirar uma máscara da água quando desencadeia o pânico.

Os pacientes estão plenamente conscientes durante a hipnoterapia e há muitos profissionais disponíveis hoje para sessões presenciais e à distância. Realizar sessões de hipnoterapia antes de aprender a mergulhar é uma ótima maneira de os mergulhadores entenderem seus medos e aprenderem técnicas de relaxamento para evitar o pânico durante o mergulho.

Visualização

A visualização é uma técnica usada por profissionais de todo o mundo para atingir seus objetivos. Pode ser usado efetivamente para ensinar ao cérebro como responder calmamente a algo que percebe como uma ameaça, e pode ser feito sem ajuda profissional. É uma técnica simples que permite à mente aprender novas habilidades e criar sucesso imaginando ou “visualizando” o que a pessoa deseja alcançar. É melhor praticar a visualização enquanto se sente relaxado, como ao descansar, meditar ou até mesmo durante o exercício.

Um exemplo no caso do mergulho, é superar o medo de respirar debaixo d’água ao começar um mergulho. Para superar esse medo, um mergulhador visualizaria cada passo descendo na água e respirando enquanto permanecia calmo. A visualização seria construída lentamente, sempre terminando em um ponto antes de o mergulhador sentir os primeiros sinais de estresse durante a visualização. Com o tempo, e com repetições da visualização, a mente do mergulhador aprende que não há nada a temer e uma resposta ao estresse não é mais acionada.

Prática de habilidades

A prática de habilidades é essencial para todos os mergulhadores e não apenas para aqueles que são novos no mergulho. A prática regular é uma ótima maneira de administrar a ansiedade do mergulho ao longo da vida de um mergulhador e é algo frequentemente negligenciado quando se tornam experientes e acham que isso não se aplica mais a eles.

Um mergulhador que tenha enfrentado o medo, deve continuar praticando as habilidades que causaram medo em primeiro lugar e continuar expondo-se a situações que ampliem suas habilidades de mergulho e conhecimento. Com a experiência, a mente é ensinada a relaxar e continua a aprender que não há nada a temer em situações diferentes. O corpo também aprende a memória muscular para habilidades que, em caso de pânico, ela pode manipular com segurança sem a clareza da mente.

Exercícios respiratórios

A respiração controlada ajuda a impedir que o mergulhador entre num estado psicológico de ansiedade e pânico durante uma situação estressante. Estar em estado de pânico pode levar a situações perigosas para mergulhadores e à tomada de decisões precárias em emergências. Felizmente, existem muitas técnicas de respiração disponíveis para ajudar a reduzir a ansiedade, acalmar a mente e evitar o início do pânico.

“A respiração de combate” foi originalmente projetada para pessoas em situações altamente intensas, como bombeiros em serviço, soldados e socorristas. Oferece uma maneira rápida e eficaz de reduzir o estresse e ganhar clareza mental. O processo é simples:

  • Inspire profundamente por uma contagem de 4s
  • Segure a respiração por uma contagem de 4s
  • Expire lentamente por uma contagem de 4s
  • Segure a respiração vazia por uma contagem de 4s
  • Repita

Meditação

A meditação é outra ótima maneira de treinar a mente e melhorar o foco do mergulhador em momentos de ansiedade. É bem conhecido por seus muitos benefícios, incluindo:

  • Redução de estresse
  • Concentração melhorada
  • Melhoria da autoconsciência e atenção plena
  • Relaxamento melhorado
  • Maior aceitação

Todos esses benefícios podem ser úteis quando lidamos com medos irracionais, ajudando a entender e trabalhar com eles. É fácil praticar em casa, não requer grande comprometimento de tempo e pode ajudar os mergulhadores a entender a causa subjacente de seus medos. A atenção plena é particularmente útil para reconhecer quando um mergulhador começa a mostrar uma resposta de estresse a diferentes desencadeadores durante o mergulho.

Superar a ansiedade do mergulho exige tempo e paciência, mas isso pode ser feito. Tornar o mergulho o mais fácil e agradável possível é importante. Os mergulhadores devem considerar a escolha de mergulhos apropriados e que sejam menos propensos a desencadear ansiedade, para que possam desfrutar de entrar na água, aprendendo a superar os medos.

Os exemplos podem incluir locais de mergulho com águas quentes e calmas, como mergulho em Turks e Caicos, locais rasos de mergulho com boa visibilidade e até mesmo mergulho com um instrutor para melhorar a autoconfiança.

Este artigo foi escrito por mergulhadores e escritores do site LiveAboard.com

Por:

Kathryn Curzon

Mergulhadora e escritora do LiveAboard.com. Ela é membro da equipe do Liveaboard, possuindo mais de 20.000 mergulhos e apaixonada pelo mergulho.