Os melhores lugares do mundo para ver baleias

As baleias mantiveram nosso fascínio e imaginação por séculos. Esses animais misteriosos têm uma linguagem própria, e ouvir o tom melancólico delas enquanto cantam embaixo d’água é um dos raros prazeres da vida.

As baleias são animais sociais altamente inteligentes e continuam a surpreender aqueles que estudam seus comportamentos. Por causa disso, elas são maravilhosas de ver acima ou abaixo da água.

Existem mais de 70 espécies diferentes de baleias identificadas até agora e podem ser vistas em locais ao redor do globo em sua migração anual. A temporada de observação de baleias no México está apenas começando nesta época do ano.

Embora nadar com baleias seja uma experiência incrível, observar as baleias acima da água é igualmente fantástico. O som de uma baleia jubarte exalando através de sua boca enquanto ela surge ao lado de um liveaboard, é um som que traz tanta excitação quanto ouvir essas criaturas enormes debaixo d’água. Ver uma criatura de 30 toneladas saltar no oceano com tanta facilidade e graça, também é inesquecível !

Reservar um liveaboard durante a temporada de baleias significa que você provavelmente desfrutará de experiências como essa, já que as baleias são curiosas e, muitas vezes, chegam próximo para inspecionar o barco.

Baleias jubarte

As baleias jubarte podem crescer até o tamanho de um ônibus e geralmente migram cerca de 25.000Km por ano. Conhecidas pelos sons cativantes de suas canções (que só o macho canta), essas baleias se alimentam em águas geladas durante o verão, e então, viajam para as áreas tropicais do oceano para se reproduzir.

É possível observar estes cetáceos se alimentando no Canadá e na América do Norte, mas se você quiser uma observação de baleias realmente íntimas, o melhor lugar para vê-las (acima e abaixo da superfície) é quando elas estão criando seus filhotes. Em lugares como o Tonga, Austrália, a reserva marinha Namena de Fiji e o Havaí, é possível observar esses animais em estado selvagem enquanto alimentam suas crias e aproveitam as temperaturas mais quentes da água.

A reserva marinha de Silver Bank, na República Dominicana, é um ótimo lugar para nadar com baleias jubarte, assim como emTurks & Caico, o Agressor II oferece safáris que se concentram exclusivamente em nadar com essas baleias de janeiro a março de cada ano.

Em Baja Califórnia, no México, também é excelente para as baleias jubarte, de dezembro a meados de março. Há uma variedade de livea boards que visitam esta área especial, incluindo o Quino el Guardian, Rocio del Mar e Valentina.

Baleias Minke anãs

Estas adoráveis ​​baleias podem estar na extremidade menor da escala da baleia, mas ainda podem crescer até 8m e pesar várias toneladas. As baleias minke anãs só foram descobertas durante os anos 80, e acredita-se que sejam descendentes da baleia minke do hemisfério norte.

Você pode avistar essas baleias na Grande Barreira de Corais, Austrália, de maio a agosto de cada ano. Os Liveaboards que operam na área, como a Spoilsport e a OceanQuest, oferecem itinerários dedicados a colocar você na água com as baleias o máximo possível.

Baleias cinzentas

As baleias cinzentas viajam mais do que qualquer mamífero, nadando milhares de quilômetros desde a alimentação até aos locais de reprodução anualmente. Estas baleias são mais amigáveis e muitas vezes permitem que os visitantes as acariciem enquanto ficam imóveis na superfície ao lado do barco. De fevereiro até o final de abril, todos os anos você pode ver essas baleias na península de Baja, no México. Você também terá a chance de ver baleias jubarte e gigantescas baleias azuis nessa época..

Baleias azuis

Para a maior baleia de todas, esta também é a mais rara de se encontrar. O maior animal que já viveu na Terra, a baleia-azul pode atingir impressionantes 200 toneladas e crescer até 30m ou mais.

Ironicamente, o maior animal do mar come um dos menores animais, devorando mais de 4 toneladas de krill todos os dias.

Juntamente com as jubartes e baleias cinzentas, você pode ter a chance de ver baleias azuis em Baja California, México, entre fevereiro e março. A Península de Baja e as Ilhas Socorro e Mar de Cortez são alguns dos mergulhos mais espetaculares do mundo.

Por lá os mergulhadores podem ficar cara a cara com algumas das maiores espécies do oceano, como as mantas, golfinhos, leões marinhos e, claro, baleias.

Por:

Kathryn Curzon

Mergulhadora e escritora do LiveAboard.com. Ela é membro da equipe do Liveaboard, possuindo mais de 20.000 mergulhos e apaixonada pelo mergulho.

Veja também:

Baleia azul é filmada na Baía de Monterey

Fotógrafo de vida selvagem estava com sua equipe preparando uma produção, quando se depararam com uma grande baleia nadando na proximidades.

Tubarão-baleia é flagrado próximo à Ilha do Farol, em Arraial do Cabo

Espécie é inofensiva, não tem dentes e se alimenta de plânctons.

SeaWorld anuncia morte da orca Tilikum, que matou treinadora em 2010

Orca vivia em parque de Orlando, na Flórida, havia 25 anos. Em 2010, ela foi responsável pela morte da experiente treinadora Dawn Brancheau.

Fóssil peruano de baleia é identificado como sendo uma nova espécie

Encontrado há quase 30 anos atrás, fóssil confirma a existência de uma espécie de baleia desconhecida