Dicas para um mergulho seguro com tubarões

Um mergulhador morreu em dezembro de 2017 após um incidente com um tubarão na ilha Cocos, na Costa Rica. Rohina Bhandari foi mordida por um tubarão-tigre durante um mergulho e faleceu no local, apesar dos esforços para tratar suas feridas.

Apesar deste incidente e do medo público dos tubarões, os ataques de tubarão são extremamente raros. Acredita-se que o incidente na ilha Cocos seja o quinto ataque de tubarão não provocado e confirmado na Costa Rica nos últimos 400 anos. Houve 88 casos confirmados de ataques de tubarão não provocados em todo o mundo em humanos em 2017, de acordo com o International Shark Attack File.

Mergulhar com tubarões continua sendo uma atividade popular e muito procurada em destinos de mergulho importantes em todo o mundo. Embora o risco de ferimentos durante os mergulhos com tubarões seja incrivelmente pequeno, há algumas precauções que os mergulhadores, e os novatos em nadar com os tubarões, podem fazer mergulhos agradáveis ​​e seguros em tubarões.

Segurança em números

Muitos tubarões hesitam em aproximar-se de mergulhadores e preferem não ser vistos ao investigar novos objetos. Mergulhar em grupo é uma ótima maneira de garantir que há sempre um par de olhos procurando por tubarões e monitorando seu comportamento, além de monitorar outros mergulhadores. Isso é importante quando se mergulha sem orientação em áreas conhecidas pela presença dos tubarões.

Hora do dia

Evite mergulhar com tubarões ao amanhecer e ao anoitecer, pois é quando muitas espécies de tubarões caçam. Mergulhando apenas sob boas condições de luz durante o dia, os mergulhadores podem evitar os horários de caça naturais dos tubarões e garantir que sejam vistos com clareza; significando menos chances de um mergulhador ser surpreendido por um tubarão ou ser confundido com um objeto de alimento.

Kit de mergulho e fotografia

Muitos mergulhadores já sabem que a cor amarela, é a cor que deve ver evitada nos equipamentos de mergulho, pois ela pode atrair predadores. Câmeras e joias brilhantes, que podem ser confundidas com peixes por um tubarão, também devem ser evitadas. O mergulhador pode considerar manter a câmera próxima do corpo e estar ciente de que o ruído e a luz dos flashes podem atrair os tubarões para investigar de perto o equipamento da câmera.

Ambiente envolvente

Evite mergulhar em áreas onde os tubarões estão ativamente caçando, como em colônias de mamíferos marinhos durante a época de reprodução, e em áreas onde a pesca foi realizada recentemente. Ambos minimizarão a chance de encontrar um tubarão durante a caça. Os mergulhadores também devem considerar onde os tubarões são normalmente encontrados em um local de mergulho, além da topografia, correntes e profundidade de antemão para garantir um mergulho de tubarão agradável e seguro.

Visibilidade da água

Sempre mergulhe com tubarões em água limpa. Mergulhar em baixa visibilidade aumenta a chance de um tubarão não conseguir identificar claramente um mergulhador e, assim, confundi-lo com uma fonte de alimento.

Captura de caça submarina

Os mergulhadores que praticam pesca submarina devem considerar manter sua sacola de coleta separada de si, para evitar que os tubarões sejam atraídos pelo sangue dos peixes e morder um mergulhador acidentalmente.

Comportamento de tubarão

Antes de mergulhar com tubarões, conheça seus comportamentos. Eles são animais inteligentes que usam a linguagem corporal para sinalizar quando se sentem ameaçados pela presença de um mergulhador; incluindo boca aberta, costas arqueadas, movimentos corporais exagerados e imersão das barbatanas peitorais.

Procedimentos de segurança

Os mergulhadores podem planejar o que fazer se virem um tubarão durante um mergulho e se sentirem inesperadamente desconfortáveis. Exemplos podem incluir o planejamento de descer até o recife até que o tubarão tenha passado (se for seguro fazê-lo) ou sair lentamente da água enquanto observa o tubarão.

Respiração e profundidade

Ver um tubarão pela primeira vez, enquanto mergulho é muito emocionante e muitas vezes o destaque de um mergulho. É fácil perder a noção de profundidade e ar enquanto observa o tubarão, alertando os amigos e tentando usar câmeras ao mesmo tempo. Os mergulhadores devem se lembrar de respirar de forma constante, não de nadar excessivamente, e verificar os medidores de mergulho com frequência.

Aproveite !

Embora considerações adicionais de segurança sejam úteis para mergulhos com tubarões, o risco de um acidente ainda é muito baixo. Há uma razão para as pessoas voltarem todos os anos aos pontos de mergulho com tubarões, como Guadalupe e Bahamas. É verdadeiramente uma experiência incrível. Fique calmo, respire e divirta-se !

Por:

Kathryn Curzon

Mergulhadora e escritora do LiveAboard.com. Ela é membro da equipe do Liveaboard, possuindo mais de 20.000 mergulhos e apaixonada pelo mergulho.