A UK já é um fabricante antigo e reconhecido no mercado como sendo uma das melhores opções em iluminação para o mergulho, e recentemente eles lançaram o modelo de lanterna SL 3, fabricada nos Estados Unidos.

O novo modelo atua com Led de alta potência, emitindo uma luz branca, sem risco de quebrase queima acidental. Além disso, normalmente o led tem uma vida útil mínima entre 10.000 e 15.000h, o que é praticamente uma eternidade.

A potência do led utilizado na lanterna SL 3 emite 425 lúmens de potência, e segundo o fabricante, tem duração de 5.5 horas de uso ininterrupto, sendo um aspecto importante para os mergulhadores técnicos e de caverna.

A SL 3 pode ser usada até 150m de profundidade e utiliza três baterias do tipo “C” ou recarregáveis do tipo LR14 e AM2, pesando ao todo 376g.

O acionamento da lanterna é feito girando a parte frontal da cabeça, não havendo chave de acionamento liga-desliga, o que elimina uma possibilidade de problema no acionamento.

Quanto à vedação, ela é feita com dois o-ring’s.

Análise do Produto

Estivemos com uma unidade em mãos para conhecer o produto de perto, e de cara, é visível a robustez do produto que é fabricado em ABS e policarbonato, que são de alta durabilidade e resistência ao tempo. Sem dúvida, é uma lanterna muito resistente, simples de operar, e com aspectos importantes para quem pratica o mergulhado técnico e caverna.

O acionamento da lanterna é feito por torção e os dois o-rings trazem mais confiabilidade, eliminando o risco de alagamento do produto. O feixe de luz produzido pelo led é por foco concentrado e brilhante, iluminando muito bem as áreas à frente do mergulhador.

Na parte traseira há um grampo de aço inoxidável, permitindo a fixação mais rápida nos coletes e mosquetões.

Onde encontrar

Podemos dizer que a relação custo-benefício da lanterna UK SL3 é sem dúvida, um dos melhores do mercado, pois o custo dela gira em torno R$ 297.

Hoje ela pode ser encontrada na rede de lojas da Narwhal em São Paulo.

Por:

Clecio Mayrink
Editor - Brasil Mergulho

Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em apneia em 1983 e autônomo em 1986, participando da primeira turma de Dive Master da PADI no Rio de Janeiro em 1990. É mergulhador Técnico Trimix, Technical Cave Diver, Advanced Cave Sidemount / No Mount, possuindo mais de 30 anos de experiência em mergulho e fotografia / vídeo subaquático.

Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS, em 2008, é o idealizador do site Brasil Mergulho em 1998 (MTB 0081769/SP) e atuou em diversas matérias e documentários no Brasil e no exterior, sendo uma referência quando o assunto é mergulho e naufrágios para a mídia e órgãos públicos no país, e diversas entidades internacionais como a ONU e UNESCO.