Será que o mergulho deixou de ser uma aventura ?

Muitos mergulhadores da “antiga” sempre comentam que o mergulho atual deixou de ser um esporte de aventura e que não dá tanto prazer como no passado.

Mas por que tantas pessoas dizem isso ?

Antigamente tudo era arcaico, e posso afirmar isso com base em meu conhecimento como mergulhador, pois iniciei o mergulho autônomo ainda na década de 80, época em que não tínhamos equipamentos importados. Tudo era adquirido através de pessoas que viajavam e traziam os equipamentos do exterior, então, tudo era mais difícil e complicado, até porque não tínhamos o acesso às informações como temos hoje com a Internet.

Muitas vezes era olhar algum catálogo de equipamentos dos principais fabricantes para saber o que havia em lançamento, só que os catálogos chegavam tarde ao Brasil, e algumas vezes, os produtos já até haviam saído de linha.

Conteúdo completo para Assinantes

ou assine agora mesmo:

1 ano: R$ 59,90

2 anos: R$ 99,90*





* A melhor opção pois você garante a isenção de possíveis aumentos no período.

Veja também:

Doideiras do Mergulho: Mergulhando no Forte São Matheus em Cabo Frio

Mergulhar no passado não era tão simples, e essa é mais um relato do nosso editor sobre o mergulho na década de 80.

Mergulho na História: Cilindros Duplos da Cobra Sub com reserva

Eles eram o desejo de muitos mergulhadores em um passado não tão remoto, e permitiram a realização de diversos mergulhos e exploração de novos pontos.

Mergulho na História – Torneira com reserva, já ouviu falar ?

No passado elas eram peças fundamentais na segurança do mergulhador, e felizmente caíram em desuso com o advento do manômetro de imersão.

Mergulho na História – Gambiarras que davam mais ou menos certo…

No passado não tínhamos muitos equipamentos de mergulho disponíveis no mercado, e o jeito era improvisar os equipamentos para mergulhar.