Calhaus e Laje de Santos com visibilidade extrema – Parte 2

Foto: Clécio Mayrink

Dando continuidade ao artigo anterior, nosso grupo saiu dos Calhaus em direção a Laje de Santos, e dada a as condições do mar naquele dia, encontramos o era esperado… uma visibilidade incrível no local.

Era colocar o rosto na água e enxergar todo o fundo ao redor.

Iniciamos o mergulho em direção ao naufrágio do Moréia, que fica na faixa dos 22m de profundidade, e em pouco tempo já era possível avistá-lo com facilidade. Uma visão inesquecível, pois conseguíamos enxergar todo o naufrágio e além dele !

Tive que me afastar para conseguir fotografar o naufrágio inteiro, gerando ótimas imagens do local.

A câmera não parou de trabalhar e logo depois, mais e mais mergulhadores foram chegando e compondo as imagens. Todos pareciam crianças que haviam acabado de ganhar presentes de Natal, pois a felicidade e satisfação contagiava todos.

Me afastando do naufrágio resolvi dar uma olhada no fundo que estava repleto de arraias descansando no fundo arenoso, e mais uma vez, algumas imagens captadas. As tartarugas passavam ao redor com uma expressão do tipo “que tanto esse sujeito tira fotos dessas arraias… porque não tira da gente também ?”

Maluquices a parte, o mar estava uma verdadeira piscina e a vontade de finaliza o mergulho e voltar para a embarcação era zero. Por mim, se fosse possível teria ficado o dia inteiro lá embaixo apreciando toda a Laje e seu fundo maravilhoso.

No fim das contas, todos retornaram para a embarcação e não paravam de comentar os mergulhos fantásticos realizados no dia, rendendo um misto de satisfação total e belíssimas imagens, como essas mais abaixo.

Agradecimentos

Um bom mergulho com toda a segurança e excelente atendimento fazem toda a diferença, e a operadora Orion Diver sempre nos atendeu com tudo isso e um serviço excepcional. Ficam os agradecimentos pelo serviço prestado e todo o suporte da equipe de apoio.

Clecio Mayrink
Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em 1987 pela CMAS e realizou Dive Master em 1990 pela PADI. Hoje é mergulhador Técnico Trimix (Mergulho Profundo) e de cavernas (Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount). Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008, idealizador do site Brasil Mergulho em 1998 (MTB 0081769/SP) e atuou como consultor para a ONU, UNESCO, Segurança Pública, além de diversos órgãos públicos no Brasil.